O Bloco de Esquerda vai candidatar a técnica superior da Segurança Social Paula Avelar à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, nas próximas eleições autárquicas.
Segundo uma nota da Distrital de Coimbra do BE, Paula Avelar, 55 anos, tem uma vasta experiência no setor social e é uma alternativa sólida, determinada a construir um concelho mais coeso, justo e próximo das pessoas.
PUBLICIDADE
Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Bissaya Barreto e mestre em Sociologia – Políticas Locais e Descentralização, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a candidata desenvolveu uma carreira de mais de 25 anos na área da intervenção social.
Segundo o BE, a técnica superior do Instituto da Segurança Social esteve envolvida ao longo do seu percurso no Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF).
Foi membro e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Leiria, esteve ligada ao Plano DOM, à Linha Nacional de Emergência Social, à Ação Social Direta e ao Rendimento Social de Inserção.
A cabeça-de-lista participou na Rede Social e no Conselho Municipal de Educação de Leiria, coordenou o Serviço Local de Atendimento de Pombal e, posteriormente, esteve afeta à Loja do Cidadão de Coimbra.
Desde 2021, integra o Núcleo de Infância e Juventude, no setor de assessoria técnica aos tribunais, com responsabilidades de gestão de casos.
Paula Avelar “conhece de perto os desafios das pessoas e acredita que é possível fazer mais e melhor pelo concelho”.
Na nota de imprensa, o BE sublinha que a candidata pretende “liderar com proximidade, responsabilidade e visão de futuro”.
O PS, que lidera a autarquia de Condeixa-a-Nova desde as primeiras eleições democráticas (1976), escolheu o presidente da Assembleia Municipal, António Figueiredo, para candidato à autarquia, que é liderada por Nuno Moita, que cumpre o último mandato consecutivo permitido por lei.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS elegeu quatro vereadores e o PSD três.
Os sociais-democratas já anunciaram que o seu candidato será o professor Avelino Santos, diretor do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.
A antiga líder da concelhia do PS Liliana Pimentel, que renunciou ao cargo e se desfiliou do partido em abril, vai também concorrer à presidência da Câmara pelo recém-criado movimento independente Condeixa. Novos Caminhos.
O Chega também já anunciou a enfermeira Cláudia Fonseca como cabeça-de-lista do partido à Câmara de Condeixa-a-Nova.
De acordo com os Censos de 2021, residem no município de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, mais de 16.500 pessoas, distribuídas por sete freguesias.
As eleições autárquicas deste ano devem realizar-se no final de setembro ou início de outubro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE