Política

Bloco de Esquerda candidata professora Ana Luzia Cruz à Câmara da Mealhada

Notícias de Coimbra com Lusa | 32 minutos atrás em 28-08-2025

Imagem: Facebook

 A professora Ana Luzia Cruz é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal da Mealhada, cargo a que concorre pela primeira vez, e tem na habitação, na mobilidade e no ambiente as suas prioridades.

“Num momento em que assistimos ao crescimento do discurso do ódio e do racismo, é mais do que nunca importante haver uma candidatura da esquerda que tem no seu ADN o combate à discriminação e a luta por uma verdadeira inclusão, garantindo que os recursos públicos estão ao serviço de todos”, destacou.

De acordo com a candidata de 59 anos, o seu projeto visa também levar ao debate várias questões, desde logo a habitação e as questões ambientais.

PUBLICIDADE

No que toca a habitação, pretende estabelecer uma quota de 25% de novas construções para habitação a custos controlados, apostar em respostas céleres para programas de reabilitação urbana e ainda identificar imóveis devolutos e agilizar projetos de requalificação.

Na área da mobilidade, evidenciou que quer “melhorar o acesso, a informação e a qualidade dos serviços de transporte em todas as freguesias do concelho, aumentar a rede de ciclovias e acabar com as barreiras arquitetónicas que impedem uma mobilidade segura aos munícipes”.

Em termos do ambiente, a professora de português e francês no Agrupamento de Escolas da Mealhada deseja garantir que os edifícios da autarquia atinjam a neutralidade climática até 2030.

“Intervir numa melhor proteção da Mata Nacional do Bussaco e do rio Cértima e no asseio e embelezamento do espaço urbano por todo o concelho. Na salubridade do ambiente, queremos ter um papel ativo com os agentes económicos da restauração e produção animal para controlo de maus odores no município”, sustentou.

Além de Ana Luzia Cruz, pelo BE, concorrem à Câmara da Mealhada o atual presidente António Jorge Franco, pelo Movimento Independente Mais e Melhor; Guilherme Duarte, pelo PS; Nelson Fernandes, pelo PSD; e Francisco Lopes, pelo Chega.

António Jorge Franco foi eleito presidente da Câmara Municipal da Mealhada em 2021, pelo Movimento Independente Mais e Melhor com 37,82% dos votos, enquanto o PS arrecadou 29,54%, a Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada 19,20%, a CDU 4,27%, o BE 3,10% e o Chega 1,58%.

O executivo da Câmara da Mealhada é formado por três eleitos do Movimento Independente Mais e Melhor, três do PS e um da Coligação Juntos pelo Concelho da Mealhada.

As eleições autárquicas estão agendadas para dia 12 de outubro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE