A concelhia do Bloco de Esquerda repudiou hoje as declarações da presidente da Câmara de Coimbra e denunciou um “preconceito classista” da autarca que fez referência a bairros sociais quando falava de lixo acumulado na cidade.
Em causa, estão declarações de Ana Abrunhosa (eleita pela coligação Avançar Coimbra – PS/Livre/PAN) na Assembleia Municipal de dia 22, quando a autarca, ao falar da falta de limpeza, denunciava um caso de lixo fora de contentores na esquina entre as escolas Avelar Brotero e Dona Maria.
PUBLICIDADE
“Não estamos propriamente a falar de um bairro social. Estamos a falar de zonas da cidade onde temos casas, onde vivem famílias com poder de compra”, disse, na altura, a presidente do município.
Para a concelhia do Bloco de Esquerda, estas declarações de Ana Abrunhosa denunciam “preconceito classista”.
“Este tipo de declaração, que reflete um juízo discriminatório em relação às populações mais vulneráveis, é especialmente grave num contexto político de crescimento do preconceito e do ódio”, notou a concelhia, em comunicado enviado à agência Lusa.
Na perspetiva do Bloco de Esquerda, “exige-se, a quem tem responsabilidades políticas de administração da cidade e se pretende afirmar como alternativa democrática e progressista, que não mimetize o discurso da extrema-direita”.
Espera-se que Ana Abrunhosa, “em vez de proferir discursos moralistas sobre a falta de limpeza da cidade, se empenhe em melhorar os serviços municipais de recolha de resíduos e de manutenção do espaço público”, vincou a concelhia daquele partido que conta com uma deputada municipal eleita.
No comunicado, aquele partido reafirmou ainda o seu compromisso para “a construção de um concelho de Coimbra mais justo, igualitário e socialmente coeso”.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
