Cidade

Centro de Operações de Socorro perto do Aeródromo Bissaya Barreto?!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-03-2017

O  presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recordou hoje que Coimbra dispõe, há vários anos, de uma solução para a construção de um novo edifício do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) “próximo do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (…) onde até já se encontram alguns dispositivos de proteção civil”. O autarca reforçou esta posição, adiantando que se trata de um local com boas acessibilidades e condições para o efeito.

PUBLICIDADE

DSC05004 Custom

O site da CMC revela que estas declarações de Manuel Machado foram feitas no final da cerimónia de comemoração do 236.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra.

PUBLICIDADE

O diário As Beiras noticiou a disponibilidade de Cantanhede para instalar a futura sede do CDOS caso a CMC não coloque um terreno à disposição. Trata-se, na opinião de Manuel Machado, de uma “não polémica”. “A Câmara de Coimbra aparece numa compita completamente marginal ao essencial que é resolver”, realçou.

“Fiz uma pesquisa e, percorrendo o sistema de informação dos documentos que entram na Câmara, não se encontra nenhum pedido e, portanto, havendo necessidade, é a Autoridade Nacional de Proteção Civil que tem de formular a questão, não vamos metermo-nos em seara alheia”, complementou Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

PUBLICIDADE

publicidade

17270167_1460851067281800_203574241_n (1)

O vereador da CMC da Proteção Civil, Jorge Alves, e a vereadora da Cultura, Carina Gomes, além de representantes de diversas entidades civis e militares, também marcaram presença cerimónia.

Manuel Machado abordou ainda a questão das viaturas do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) que avariam com demasiada regularidade. “É desconfortável constatar que vêm para aqui viaturas que avariam muitas vezes, demasiado frequentemente até, que já vêm gastas” e, noutros locais do território onde existem protocolos semelhantes ao de Coimbra “chegam viaturas novas”, afirmou o edil, salvaguardando que nunca esteve em risco o socorro às pessoas. “Sempre que se está em risco eminente de isso acontecer, são utilizados meios de outros sítios.”

DSC05015 Custom

Para o presidente da CMC, “cada unidade, cada companhia, cada associação de bombeiros voluntários, etc.”, no caso de Coimbra, “estão perfeitamente articulados”, existindo, desde o princípio, “a preocupação de estabelecer uma comunicabilidade sadia e efetiva entre todos os comandantes”.

O 236º Aniversário da CBS contou ainda com a presença dos alunos da EB1 Bairro Norton de Matos e da EB1 Quinta das Flores.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE