Conecte-se connosco

Mundo

Bispos franceses lançam portal para informar sobre apoio as vítimas de pedofilia

Publicado

em

 A Igreja Católica em França lançou hoje um portal na internet para informar sobre a implementação das medidas tomadas em março e novembro de 2021 em apoio das vítimas de pedofilia, anunciou o episcopado francês.

“Este portal será atualizado regularmente, por uma questão de transparência, para que todos possam ser informados o melhor possível”, afirmou a Conferência dos Bispos de França (CEF).

Em novembro, a CEF reconheceu a “responsabilidade institucional” da Igreja nos crimes de pedofilia cometidos por clérigos, um mês após a entrega de um relatório chocante da Comissão Independente sobre Abuso Sexual na Igreja (Ciase), presidida por Jean-Marc Sauve.

Os bispos “também confirmaram que isso exige um dever de reconhecimento, justiça e reparação em relação a essas vítimas”, referiu o episcopado.

Já foi estabelecido um organismo nacional de indemnização das vítimas, fundos para financiar este organismo, a criação de nove grupos de trabalho, o estabelecimento de um dia nacional de oração, entre outras ações.

Concretamente, o portal (https://abus-quefaitleglise.catholique.fr/) vai fornecer informações sobre cada medida tomada em 2021, esclarecendo aquelas que estão “concluídas”, “em curso”, “pendentes” ou “por realizar”.

Hoje, no portal da CEF, nove medidas ou séries de medidas já estavam dadas como “concluídas” e outras 15 estavam “em curso”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade