Coimbra

Bispo apela à sociedade para que siga o exemplo da Rainha Santa (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-07-2022

O Bispo de Coimbra renovou este domingo, a “esperança de que a sociedade, continue a elevar-se, a crescer, a tornar-se grande e a realizar sempre  a sua missão, seguindo o exemplo e o testemunho de Santa Isabel de Portugal”.  D. Virgílio Antunes falava aos fiéis no final da Procissão de Regresso da Rainha Santa Isabel ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

PUBLICIDADE

Momentos antes do andor entrar na igreja, o Bispo de Coimbra felicitou todos os envolvidos nas celebrações religiosas que considerou como “um momento grande da vida da diocese e da cidade de Coimbra”, apelando a que se olhe para a Rainha Santa como uma inspiração e se siga o seu exemplo e testemunho. 

D. Virgílio Antunes presidiu também este domingo a missa solene em honra de Santa Isabel de Portugal, que decorreu na Igreja de Santa Cruz, antes da Procissão do Regresso que encerrou as festividades. “Precisamos de elevar o nosso espírito e o nosso ânimo, tanto na Igreja como nas diferentes instituições da sociedade civil”, disse. “Não podemos repousar à sombra das glórias do passado, mas também não podemos sucumbir face às dificuldades do presente”, acrescentou.

PUBLICIDADE

“A sociedade conimbricense, com todas as suas vertentes, cultural, económica, política, social,  determinada a progredir no desenvolvimento integral no novo nome da paz”, afirmou o responsável com a Igreja cheia e fiéis também a preencher a Praça 8 de Maio. “Celebrar Santa Isabel e todos os santos de Coimbra é um compromisso assumido com o presente e o futuro”, rematou.

A eucaristia contou com a presença de diversas entidades, entre as quais o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e os vereadores Ana Bastos, Francisco Veiga, Miguel Fonseca e Carlos Lopes. Os comandantes da PSP e da GNR de Coimbra, representantes da Universidade, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Debaixo de um intenso calor, a Rainha deixou a Igreja de Santa Cruz já passava das 18:00. Atravessou as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, deixando um rasto de emoção por onde passava. 

A procissão muito mais coesa e participada do que a de quinta-feira, 7 de julho, chegou ao Convento de Santa Clara-a-Nova ao cair da noite.

Veja o direto NDC com a missa solene na Igreja de Santa Cruz:

 

 

Veja o direto NDC com a alocução do Bispo à chegada ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova:

 

Veja o direto NDC com o Bispo de Coimbra: 

 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE