Coimbra

Biscoito de Soure venceu concurso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-02-2014

Um biscoito produzido no concelho de Soure venceu hoje o concurso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, que visava a criação de um bolo que possa vir a ser uma referência gastronómica do projeto.

PUBLICIDADE

Estavam a concurso 18 biscoitos, doces e salgados, e a vencedora, hoje anunciada numa cerimónia no convento de Santa Clara-a-Velha, foi Carla Silva, uma participante individual oriunda de Soure com um biscoito intitulado “Beijo de D. Sesnando”, anunciou a organização.

De acordo com o regulamento do concurso lançado em outubro do ano passado, os concorrentes tinham, obrigatoriamente, de utilizar quatro dos seguintes sete ingredientes: noz, mel da serra da Lousã, licor Beirão, queijo do Rabaçal, azeite de Sicó, arroz de Montemor-o-Velho e sal da Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

A proposta vencedora “só não utilizou o queijo”, disse à agência Lusa Ivânia Monteiro, coordenadora técnica da Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, promotora do concurso.

Para além do direito à produção preferencial do biscoito e de um troféu em madeira simbolizando os sete ingredientes, Carla Silva recebeu 20 quilos de sal da Figueira da Foz, 12 de mel da Serra da Lousã, 10 litros de licor Beirão, 12 garrafas de azeite de Sicó, 15 quilos de arroz de Montemor-o-Velho, 10 quilos de nozes e seis queijos Rabaçal.

PUBLICIDADE

publicidade

No segundo lugar ficou o biscoito “Ameias de Beirão”, de Catarina Marto (Pombal) e em terceiro o biscoito “Casteloz” de Isabel Afonso (Coimbra).

A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego congrega monumentos em oito municípios da região Centro e deverá estar implementada em 2014, através da criação de circuitos turísticos e outras intervenções de requalificação.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE