Primeira Página
Bienal de Coimbra: “Não serão as notícias mais animadoras do mundo, mas serão notícias que nos permitem continuar a sonhar”

Este sábado, 21 de junho, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, acolhe a Festa do Solstício, integrada no “Ano Zero” da Bienal de Coimbra, com a emblemática “Fábrica das Sombras”.
À conversa com Carlos Antunes, diretor da Bienal e do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), ficou clara a ambição do projeto: transformar este espaço histórico num ponto de encontro inclusivo, vibrante e artístico.
Para Carlos Antunes, este espaço representa mais do que um edifício: é uma metáfora viva de um jardim formal onde a arte e a comunidade se encontram. “É muito fácil construir este jardim”, afirma, “porque a natureza é vibrante e poderosa deste lado, com intervenções mínimas podemos transformá-lo num lugar de todos — um espaço de inclusão”.
PUBLICIDADE
Carlos Antunes revelou que a Bienal tem merecido a atenção de artistas de renome internacional. A artista canadiana Janet Cardiff escreveu recentemente um texto elogiando a alma do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e a sua importância cultural, o que para o diretor da Bienal é um sinal claro de esperança:
“Quando alguém deste nível reconhece o potencial transformador do nosso projeto, isso dá-nos alento”.
Quanto ao futuro, promete novidades em breve: “Não serão as notícias mais animadoras do mundo, mas serão notícias que nos permitem continuar a sonhar”.
Com uma ambição assumida de longo prazo, a Bienal de Coimbra quer continuar a afirmar-se como um projeto cultural global, mas enraizado na identidade local. Um espaço de pertença, criação e transformação.
Em relação ao Anozero’25 Solo Show inicialmente previsto para terminar a 5 de julho, a programação prolonga-se até dia 6, um sábado, permitindo uma festa mais longa, noturna e acessível. “Ao domingo, encerramos oficialmente, mas o sábado é dia de celebração, como tem sido prática da Bienal”, explica o diretor.
Sobre o balanço desta edição, reconhece o crescimento da adesão do público e o impacto positivo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE