Vamos

Bienal de Coimbra integra curadoria de mostra no Brasil sobre língua portuguesa

Notícias de Coimbra | 25 minutos atrás em 11-09-2025

A Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra participou na curadoria de uma exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, no Brasil, que reúne vídeos, esculturas e instalações de artistas de três países de língua portuguesa.

A mostra “Atlânticos” estará patente no museu brasileiro entre sexta-feira e 02 de novembro, com curadoria de Carlos Antunes, diretor da Bienal Anozero, Fábio Delduque, do Festival Arte Serrinha, no Brasil, e Mehak Vieira, da Galeria Jahmek Contemporary Art, em Angola, em colaboração com a equipa do museu.

A exposição “é mais uma manifestação da internacionalização da Bienal, que tem desenvolvido várias colaborações com curadores e artistas brasileiros”, afirmou a Anozero, num comunicado enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

O projeto “Atlânticos” inclui obras de Inês Moura e Jorge das Neves (Portugal), Jonathas de Andrade e Shirley Paes Leme (Brasil), e Gegé M’bakudi e Wyssolela Moreira (Angola), refletindo sobre língua, memória e futuro comum.

As criações são resultado de uma residência, realizada em julho de 2024 no Festival Arte Serrinha, no interior de São Paulo, onde os seis artistas trabalharam em conjunto durante dez dias.

“A inspiração partiu da língua portuguesa tal como é vivida em Angola, Portugal e Brasil, e também da exposição ‘Línguas africanas que fazem o Brasil’, patente no mesmo museu entre maio de 2024 e fevereiro de 2025”, acrescentou a Bienal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE