Vamos

Bichinho de Conto celebra 20 anos a criar o bicho da leitura

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 23-01-2023

O Bichinho de Conto, a primeira livraria portuguesa a surgir especializada em literatura infantil, comemora 20 anos e assinala a maioridade com expansão a livros para adultos e loja ‘online’, continuando a criar em Óbidos o bicho da leitura.

PUBLICIDADE

O projeto que começou há 20 anos na Fábrica da Pólvora, em Lisboa, mantém-se hoje entre Óbidos, no distrito de Leiria, e o TagusPark, juntando uma editora e uma livraria que a fundadora, Mafalda Milhões, considera só fazer “sentido nesta ideia de comunidade em que, embora sejamos um projeto particular, não somos um projeto fechado numa parcela território e acabamos por estar ligados a projetos autárquicos, projetos nacionais e projetos internacionais”.

Aquela que foi a primeira livraria do país especializada em literatura infantil mudou-se há 15 anos para o concelho Óbidos, sendo também a primeira livraria a abrir na Vila Literária.

PUBLICIDADE

A mudança foi decidida no jantar comemorativo dos cinco anos da livraria e determinada pela lista de desejos dos pequenos leitores: “Tinha que ser um sítio onde se pudesse brincar, que tivesse uma árvore do tamanho da então livraria, um sítio de onde visse o mar, com um castelo e que não tivesse nada ao pé”, lembra Mafalda Milhões.

Mafalda e o marido, Pedro Maia, procuraram e encontraram no alto de um monte, nos Casais Brancos, a antiga escola primária que os levou a mudar para o concelho de Óbidos a vida e projeto de alimentar “o bichinho da leitura”.

PUBLICIDADE

publicidade

Com eles, “vieram os leitores de sempre, ouvir histórias debaixo da árvore, ver cinema ao ar livre”, brincar com as duas cabras e a ovelha Selma que desde o início pastavam livremente no pátio da antiga escola, remodelada pelo casal “com a preocupação de manter a traça e os materiais nobres” .

No 15 anos no cimo do monte, lembra Mafalda Milhões, “passaram-se crises económicas, uma pandemia, nasceram duas filhas, as cabras foram roubadas por alguém que precisou de comer e, nesta grande famílias que somos, de livros, escritores e leitores, a nossa primeira leitora, que entrou na livraria com sete anos, já vai fazer de nós avós”.

Com os leitores cresceu o projeto que se organiza de acordo com o calendário escolar para receber professores alunos, promove ‘workshops’, ensina a organizar bibliotecas caseiras e tem no centro a “sala papel”, uma pequena galeria onde ilustradores aliam a arte e os jogos para os mais pequenos.

Muitos dos pequenos leitores “cresceram e vêm agora com as namoradas visitar a livraria”, afirma Mafalda Milhões que, assinalando a maioridade do projeto, criou este ano “a prateleira dos livros para adultos”.

Os vinte anos, que serão comemorados ao logo de todo o ano de 2023, são ainda mote para voltarem a casa muitos dos autores que, ao longo de duas décadas, ali contaram as “histórias com bicho”. O primeiro será André Gago e os outros “vão sendo revelados faseadamente”, garante a livreira, escritora e ilustradora, adiantando que este ano o tema em destaque será a poesia.

Os vinte anos da livraria estão também a ser comemorados com o lançamento da loja ‘online’, na premissa de que, “no caso dos concelhos próximos, os livros podem ser entregues em mão, ou num ponto de recolha acessível”.

A ideia, segundo a livreira, “é facilitar as vendas sem nos retirar o foco das atividades que desenvolvemos, dentro e fora da livraria”, mantendo sempre “a ligação com a nossa comunidade de autores e leitores, que é no fundo o nosso grande reconhecimento. Voltarem é a nossa medalha”.

A comemoração dos 20 anos, nos próximos meses, tem mais uma novidade: a abertura de uma cafetaria, onde a leitura pode ser acompanhada de um café ou chá e bolo à fatia e que, numa livraria chamada “Bichinho de conto”, onde as histórias têm bicho, só poderia chamar-se “o Bicho Papão”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE