Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Bibliotecas e Museu Municipal de Coimbra reabriram hoje ao público com novas regras

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-05-2020

 

PUBLICIDADE

Coimbra está a retomar progressivamente a atividade, após cerca de dois meses de maior confinamento provocado pela COVID-19.

O Plano de Desconfinamento Municipal, que surge na sequência da aprovação pelo Conselho de Ministros do plano de transição do estado de emergência para o estado de calamidade e da estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia, prevê uma série de regras e condições gerais para o retomar da vida social, económica e profissional, tendo sempre como prioridade garantir a segurança e a saúde da população e dos trabalhadores municipais. Nesse sentido, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra reabriu hoje ao público o Museu Municipal, a Biblioteca Municipal (incluindo as bibliotecas anexas) e o Arquivo Histórico Municipal, mas com novas medidas de contingência.

PUBLICIDADE

publicidade

A Biblioteca Municipal, as Bibliotecas Anexas e o Arquivo Histórico Municipal, todos os núcleos do Museu Municipal e o Bibliomóvel reabriram hoje ao público. Para isso, foram colocados separadores físicos em todos os postos de atendimento, a lotação foi reduzida de forma a cumprir-se o distanciamento físico e é obrigatório o uso de máscara de proteção em todos os equipamentos. A limpeza e a desinfeção de superfícies também irá ser reforçada. Na Biblioteca, o acesso às estantes é feito apenas pelos trabalhadores municipais, a pedido dos utilizadores, e os documentos depois de devolvidos pelos utentes ficarão 72 horas de quarentena.

Na Sala da Cidade, espaço contíguo aos Paços do Município, com acesso pela Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, a CM Coimbra tem patente a exposição “Sob o signo de Saturno ou a permanência de uma ideia improvável” – Novas obras da coleção do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra. A iniciativa expõe obras de Anna Boghiguian, António Barros, Belén Uriel, Cadu, Isaura Pena, José Spaniol, Luis Felipe Ortega, Rubene Palma Ramos e Jorge das Neves e estará patente até ao dia 14 de junho, de terça a sábado, das 13h00 às 18h00 e a é entrada livre.

PUBLICIDADE

No Edifício Chiado, sito na Rua Ferreira Borges, na Baixa de Coimbra, está patente, até ao dia 28 de junho, a exposição de maquetas dos alunos do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Com curadoria de Rui Lobo e Carolina Coelho, a exposição “Barrières de Paris de Claude-Nicolas Ledoux” pretende expor o estudo e a recriação das barrières pelos estudantes de arquitetura ao longo dos anos letivos de 2017/2018 e de 2018/2019. Estes trabalhos consistiram na recolha de iconografia e de fotografias antigas das barrières, no estudo da implantação relativa de cada um dos edifícios-porta face ao muro da cidade, e na construção de maquetas, à escala aproximada de 1:75, dos casos de estudo.

Na Galeria Almedina, espaço contíguo ao Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, a autarquia tem patente até 28 de junho a exposição de pintura “Singularidades”, da autoria de João Batista. O pintor conta com um percurso criativo que inclui fases bem distintas, em que os resultados dependem das caraterísticas dos contextos temporais em que se encontra. Nesta mostra, isso traduz-se em ideias visuais novas que, nuns casos, se prolongam em séries de experimentação e aperfeiçoamento e, noutros casos, se exprimem em obras isoladas ou não continuadas de forma sistemática. Esta exposição é, assim, composta por singularidades criativas e outra obras que pertencem a séries mais exploradas.

Já a Casa da Escrita, a Casa-Museu Miguel Torga e as salas e restantes serviços da Casa Municipal da Cultura irão reabrir a 01 de junho, cumprindo igualmente as regras anteriormente referidas. Também o Convento São Francisco volta a reabrir as portas nesse dia, mas apenas para eventos MICE (encontros e conferências), estando previsto o regresso da programação cultural apenas a 04 de julho, Dia da Cidade de Coimbra. A colocação de separadores físicos nos balcões de atendimento e o uso de máscara de proteção serão obrigatórios. O Convento São Francisco irá funcionar com lugares marcados e lotação reduzida, respeitando a regra do distanciamento físico obrigatório.

 

Também o Posto Municipal de Turismo irá reabrir no dia 01 de junho, igualmente com separadores físicos nos balcões de atendimentos e a lotação reduzida, respeitando o distanciamento físico obrigatório, sendo também necessário o uso de máscara de proteção.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com