Coimbra

Biblioteca pioneira na inclusão universitária está em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-12-2021

A Universidade de Coimbra (UC) inaugurou, esta manhã, uma biblioteca inclusiva para pessoas com dificuldades visuais e neuromotoras. O conjunto de equipamentos e soluções tecnológicas, cedido pela Fundação Altice e que visam a inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas, está instalado na Biblioteca Geral da instituição.

PUBLICIDADE

Inaugurada em pleno Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, esta sala inclusiva, pioneira nas bibliotecas das instituições de ensino superior nacionais, oferece várias soluções para pessoas cegas ou com baixa visão (como lupas digitais portáteis, softwares de ampliação, contraste de cores e voz sintetizada e leitores de ecrã que convertem o texto em voz).

O espaço contém, também, várias ferramentas para pessoas com limitações neuromotoras (como uma câmara eyetracker, que permite operar um computador através do movimento dos olhos, e um software que possibilita aceder ao computador de forma indireta, como alternativa à interação teclado/rato, comunicar através da voz sintetizada do equipamento e controlar outros aparelhos).

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o vídeo do Direto NDC da inauguração do espaço:

PUBLICIDADE

Veja o vídeo do Direto NDC com José Moreira, aluno da Faculdade de Direito:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE