Coimbra

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promove atividades para todas as idades

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 01-06-2015

Na última semana de maio, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, foram dinamizadas diversas iniciativas dirigidas a diferentes públicos.

PUBLICIDADE

unnamed (8)

Para os mais novos, em idade pré-escolar foi dinamizada um jogo de mímica sobre as profissões. “Adivinha qual a  profissão” era o desafio lançado aos mais novos através deste jogo interativo sobre as profissões que visava despertar as crianças para a importância de cada uma delas na sociedade e das suas tarefas. Depois de ouvirem uma adivinha, cada uma das crianças era chamada para descobrir qual a profissão de que se tratava seguindo-se um pequeno momento de reflexão sobre as caraterísticas de cada uma e execução de algumas das suas tarefas específicas. Astronauta,  artista plástico, professor, médico, polícia ou cozinheiro foram algumas profissões abordadas com grande criatividade. Este jogo interativo, idealizado no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Trabalhador, foi dinamizado ao longo de todo o mês podendo ser apresentado em outros momentos, mediante marcação prévia.

PUBLICIDADE

publicidade

Também dirigido ao público infantil, na Ludoteca da Biblioteca Municipal foi apresentada “A Lenda da Moura Encantada”, uma dramatização de fantoches que aborda a época de edificação da Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa. A atividade foi complementada com uma visita a este monumento nacional em Lourosa, datado de 912, e insere-se num dos objetivos da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e do Município que passa por dar a conhecer aos mais novos a história do concelho. Ao colocar a história local como ponto central da dramatização, os mais novos adquirem novos conhecimentos sobre a história do nosso património indo também ao encontro dos conteúdos programáticos que são trabalhados no pré-escolar e 1.º CEB. A atividade está sujeita a marcação prévia junto da Ludoteca bem como as restantes dramatizações desta temática que o serviço educativo já tem apresentado junto do público infantil e que são dedicadas a Oliveira do Hospital e à Bobadela.

 O “Clube de Leitura em Voz Alta” também reuniu mais uma vez, no passado dia 27, para partilhar leituras, desta vez sobre o tema “Liberdade”. Dinamizado mensalmente, este clube de leitura é participado por pessoas de todas as idades que gostam de ler e partilhar leituras, que vão da poesia à prosa e ensaios, entre outros gostos literários.

PUBLICIDADE

O público sénior também esteve na Biblioteca Municipal no âmbito do projeto “Lar na Biblioteca” que contou com a presença dos idosos de três instituições. Depois de assistirem à dramatização da história “O Velho, o Rapaz e o Burro”, uma fábula de La Fontaine, com personagens vivas acompanhada por narração. A atividade foi acompanhada pela vereadora da Cultura e Educação, Graça Silva que deu as boas vindas aos presentes e agradeceu a colaboração e disponibilidade das instituições com valência de idosos para se envolverem no projeto “Lar na Biblioteca”. Dirigiu também aos idosos o convite para visitarem mais vezes aquele espaço, casa de excelência do livro e da leitura.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE