Conecte-se connosco

Lazer

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dá a conhecer história concelhia

Publicado

em

Por estes dias, na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recua-se no tempo para se ouvir a história “O Cavaleiro de Ulveira do Espital”. Trata-se da história de um ferreiro, Domingues Joanes, que terá vivido nas terras de Ulveira do Espital no início do século XII, e que terá descoberto pedaços de ouro e assim enriqueceu. Reza a lenda que, em seguida, partiu para terras de França onde lutou pelo rei e em troca dos seus serviços recebeu o título de nobre. Mais tarde regressou à sua terra natal casando em segundas núpcias com Dona Domingas Sabachais. Por volta de 1342 mandou construir uma capela para si e para a sua esposa, a Capela dos Ferreiros que demonstra como o ferreiro Domingues Joanes era um rico e afamado nobre da nossa cidade.

unnamed (27)

A reposição desta história com recurso à dramatização com fantoches na Ludoteca vem responder às necessidades do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, uma vez que este é um tema que está a ser trabalhado nas salas de aula. A dramatização aborda a história local permitindo às crianças perceber a génese da cidade de Oliveira do Hospital representando assim uma mais valia para o processo de ensino/aprendizagem dos nossos alunos. Há ainda a preocupação de incutir nos mais novos o sentido de preservação do nosso património material e por isso, no final de cada dramatização, promove-se uma visita à Capela dos Ferreiros, monumento nacional construído no século XIV, que resistiu ao passar dos séculos. A participação nesta atividade é aberta a todas as crianças das escolas do concelho, estando sujeita a marcação prévia junto da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

            Ainda durante este mês de fevereiro, a temática do Dia dos Namorados não foi esquecida. Estão a ser preparadas histórias sobre o tema do amor e da amizade, indo ao encontro desta efeméride, para apresentar aos mais novos.

Para comemorar o Carnaval foram promovidas duas oficinas de Máscaras de Carnaval na Biblioteca Municipal e na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira que tiveram a participação de cerca de quatro dezenas de crianças, entre os 6 e os 12 anos, e que tiveram oportunidade de fazer a sua própria máscara de carnaval que levaram para casa. A oficina foi dinamizada pelo prof. Horácio Oliveira que ensinou as técnicas para que as crianças pudessem, por si, executar a sua própria máscara. As duas oficinas foram muito bem acolhidas junto das crianças e dos pais esgotando-se de imediato as inscrições, pelo que será uma atividade a repetir.

unnamed (25)

De referir que durante o próximo fim de semana, dias 21 e 22 de fevereiro, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital vai marcar presença na XXIV Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital através do seu serviço educativo, com várias atividades dirigidas às crianças assentes na temática da pastorícia. A participação é aberta ao público, na tenda de eventos, durante os dois dias. Entre as atividades disponíveis destacam-se as visitas guiadas ao Ciclo do Queijo e ao Ciclo do Requeijão; as atividades plásticas de ilustração e elaboração de porta-chaves; e as exposições Ciclo da Lã e Rebanhos da Serra da Estrela.

Durante o mês de janeiro, 555 crianças assistiram e participaram nas atividades promovidas pela Ludoteca da Biblioteca Municipal, acompanhadas por 72 adultos. As atividades preparadas foram ainda dinamizadas no Centro Escolar de Nogueira do Cravo para 280 crianças, e na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira para sete dezenas de crianças.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link