Coimbra

Biblioteca Municipal de Coimbra reforça inclusão com novo ampliador de imagem 

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 21-05-2025

A Biblioteca Municipal de Coimbra deu mais um passo na promoção da inclusão, ao disponibilizar um novo ampliador de imagem do seu Núcleo de Leitura Especial. O equipamento permite ampliar imagens, textos, documentos impressos e fotografias, facilitando a leitura a pessoas com dificuldades visuais.

PUBLICIDADE

publicidade

O Núcleo de Leitura Especial da Biblioteca Municipal, criado em 1986, integra no seu fundo documental recursos em braille (monografias e publicações periódicas), materiais em relevo, livros digitais e recursos áudio, em suporte digital e fita magnética (fonogramas não musicais ou também designados audiolivros ou livros sonoros), títulos cedidos por outras bibliotecas e audiolivros editados comercialmente. 

PUBLICIDADE

Muitos destes audiolivros são gravados nas instalações da Biblioteca Municipal, em estúdio de gravação construído pelo Município, na sequência do projeto “Livros para os Sentidos, Sentido para os Livros”, concurso promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, para apoio a projetos de promoção da leitura em bibliotecas públicas, a que a Câmara Municipal de Coimbra se candidatou.

O serviço inclui também empréstimo e cedência de documentos em braille, audiolivros (em formato analógico e digital), livros digitais e impressos, com acesso presencial ou remoto (telefone, e-mail, correio e plataformas online). O prazo de empréstimo é de 30 dias, renovável por igual período, com envio gratuito por cecograma.

Além disso, os utilizadores podem requisitar livros digitais em formato .rtf (enviados por e-mail), audiolivros em mp3 (por plataformas online ou em CD/DVD) e livros impressos (por correio). A biblioteca disponibiliza ainda serviços de leitura presencial e empréstimo interbibliotecas.

De referir que a Biblioteca Municipal de Coimbra faz produção regular de audiolivros, desde 2011, com a colaboração de voluntários na leitura das obras, e livros digitais, desde 2017, em consonância com o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE