Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Biblioteca Municipal de Cantanhede abordou vida e obra de José Saramago

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-09-2022

Cerca de meia centena de participantes estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 21 de setembro, numa sessão que contou com a presença de Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul, para proferir uma elocução sobre o escritor José Saramago e a sua obra “A bagagem do viajante”.

PUBLICIDADE

Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa permitiu associar o 30.º aniversário da Biblioteca Municipal no atual espaço e com as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, escritor português e prémio Nobel da Literatura.

Presente na cerimónia esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara de Cantanhede que aproveitou a ocasião para destacar “a retoma da dinâmica das Tardes Comunitárias, numa data especial para a Biblioteca que faz 30 anos, com esta sessão literária que pretende assinalar o centenário do nascimento do Nobel da Literatura contribuindo para o conhecimento da obra deste vulto da literatura”. O responsável pelo pelouro da Cultura fez questão de salientar “este tipo de iniciativas de celebração da escrita, do escritor, do livro, da literatura, é mais uma oportunidade para criar novas gerações de leitores e contribuir para preservar a língua e a cultura portuguesa”.

PUBLICIDADE

publicidade

A editora Elsa Ligeiro, responsável pela dissertação, partilhou com os presentes vários factos relacionados com a vida e obra de José Saramago, particularmente sobre “A bagagem do viajante”, um dos seus livros de crónicas. No decurso da sessão foram lidos vários trechos de algumas crónicas do autor, assim como, foi possível visualizar um pequeno filme sobre o escritor, elaborado por técnicos da Biblioteca Municipal de Cantanhede.

José Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga do Ribatejo, Golegã e faleceu 18 de junho de 2010, em Tias, Espanha, assinalando-se este ano o centenário do seu nascimento. Autor profícuo, José Saramago foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, pelo conjunto da sua obra, em 1998.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com