Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Biblioteca Municipal da Pampilhosa da Serra reinventa Feira do Livro

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-05-2021

Devido à atual situação pandémica e na impossibilidade de se realizar a habitual Feira do Livro de Pampilhosa da Serra, que por norma decorria nos meses de abril e maio, a Biblioteca Municipal reinventou o conceito original do evento, criando assim o “Mês do Livro e da Leitura”.

PUBLICIDADE

Nesta adaptação, que começou a 14 de abril, a Biblioteca Municipal incluiu um leque de propostas, em formato online e presencial, como é o caso da iniciativa “Cantar Afetos”. Trata-se de um desafio lançado à população, através do qual foi possível dedicar uma música ou um poema a um familiar ou amigo. Depois de efetuados os pedidos, uma equipa de animação do município tem vindo a deslocar-se aos respetivos locais (habitações, escolas ou instituições), para surpreender os destinatários dos “afetos” solicitados.

Para Alexandra Tomé, Vereadora da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, esta iniciativa, apesar de ainda estar a decorrer, é já um verdadeiro sucesso. “As pessoas que têm contactado com a nossa equipa de animação, que chega e monta todo um cenário único, têm ficado muito surpreendidas por irmos até junto deles. Temos aproximado avós e netos, pais e filhos, e tem sido muito interessante para nós sermos o mensageiro e portador destas mensagens”, expressou.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da iniciativa “Cantar afetos”, a Biblioteca Municipal lançou um desafio à comunidade com o intuito de eleger os melhores sítios do concelho para ler. “Sabemos que existem recantos maravilhosos no nosso território e em conjunto com a população quisemos construir este roteiro”, explicou Alexandra Tomé.

Ainda no âmbito do “Mês do Livro e da Leitura”, Olímpia Lucas, funcionária da autarquia, contribuiu para esta iniciativa através da declamação apaixonada de poemas da sua autoria, em vários locais do concelho, sendo que os vídeos foram disponibilizados nos canais digitais da Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Também online será uma atividade realizada na próxima semana, em parceria com o Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, na qual os alunos do Agrupamento têm “encontro” marcado com o escritor Pedro Seromenho.

O “Mês do Livro e da Leitura” decorrerá até ao dia 14 de maio.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com