Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Exposições

Biblioteca de Cantanhede expõe trabalhos em papel de Mário Rumor

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-06-2022

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês junho, uma mostra de trabalhos executados em papel pelo artesão Mário Rumor. Em exposição estão 34 peças inteiramente elaboradas com folhas de papel de jornal, com utilidades diversas.

PUBLICIDADE

Mário Rumor nasceu em Vilamar, em 1960, e reside em Cantanhede há várias décadas. Pedreiro de profissão, é trabalhador do Município de Cantanhede. 

O interesse de Mário Rumor pela pintura e artesanato surgiu quando ainda era jovem, mas foi mais recentemente, há cerca de seis anos, que começou a interessar-se e a dedicar-se à execução de trabalhos em madeira e em papel.

Os trabalhos de Mário Rumor são realizados com folhas de papel de jornal e, por vezes, com objetos reutilizados. A partir de técnicas de entrançamento utilizadas na arte da cestaria, reutilizando folhas de papel, sobretudo de jornal, o artista cria peças de artesanato originais, com utilidades diversas: cestos, caixas, garrafas, molduras, entre outras. 

Na sessão de abertura da exposição, o vice-presidente da Câmara de Cantanhede, Pedro Cardoso, felicitou o autor pelo talento demonstrado e “pelo sentido de oportunidade que demonstra na reutilização de materiais recicláveis, nomeadamente de papel, na produção das suas peças”. Sublinhou ainda a propósito: “este artesanato feito com material reciclado revela também uma preocupação ambiental do autodidata, que ao usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais, reaproveita-os e assim tem aqui um gesto simbólico de chamar a atenção para a necessidade de cuidar do planeta, diminuindo a poluição”.

Para além deste passatempo artesanal de produção de objetos com utilização de papel, Mário Rumor dedica parte do seu tempo livre ao estudo das plantas medicinais, suas características e utilizações.

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com