Desporto

Benfica e Sporting tentam superar obstáculos minhotos na 21.ª jornada da I Liga

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 08-02-2024

O Benfica, líder da I Liga de futebol, e o perseguidor Sporting, que tem menos um jogo realizado, deparam-se com dois difíceis obstáculos minhotos na 21.ª jornada, ao defrontarem Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, respetivamente.

PUBLICIDADE

O campeão nacional dispõe de dois pontos de vantagem sobre a equipa ‘leonina’, que recebe os ‘arsenalistas’ no domingo, às 18:00, pouco tempo antes de o rival lisboeta jogar no estádio dos vimaranenses, sob o olhar atento do FC Porto, terceiro classificado, a seis pontos da liderança, que apenas entra em campo na segunda-feira, em Arouca.

Tal como os adversários deste fim de semana, o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães também estão envolvidos numa luta direta, pelo quarto lugar, atualmente na posse dos bracarenses, que têm mais um ponto do que os vitorianos, quintos posicionados, com sete pontos de vantagem sobre o Moreirense (sexto).

PUBLICIDADE

O Benfica ascendeu ao comando na ronda anterior, ao vencer por 3-0 na receção ao Gil Vicente e beneficiar do adiamento da partida entre Famalicão e Sporting, por razões de segurança, devido à falta de dispositivo policial adequado.

A equipa treinada pelo alemão Roger Schmidt persegue a oitava vitória seguida, o que lhe permitirá superar a melhor série na prova em 2023/24 (que lhe pertence), mas, para isso, terá de se impor num terreno onde o Vitória de Guimarães costuma dominar.

PUBLICIDADE

publicidade

Os vimaranenses ganharam oito dos 10 encontros realizados no seu estádio, entre os quais os quatro últimos, uma sequência positiva iniciada frente ao Sporting, por 3-2, apesar de o resultado da primeira volta não ter deixado dúvidas da superioridade do Benfica, que goleou por 4-0.

O Sporting, que não deixou escapar qualquer ponto desde o desaire em Guimarães, é a única equipa 100% vitoriosa em casa e tentará pressionar o rival lisboeta quando receber pouco tempo antes o Sporting de Braga, a atravessar uma fase mais ‘acidentada’, com apenas dois triunfos nas cinco derradeiras partidas.

Os ‘leões’ ainda não venceram os ‘arsenalistas’ esta época (1-1, na quarta jornada, e derrota por 1-0 nas meias-finais da Taça da Liga), mas esperam contrariar essa tendência com a ajuda do avançado Viktor Gyökeres, melhor marcador do campeonato, com 15 golos, mais um do que o congolês Simon Banza, atacante dos bracarenses.

O sueco voltou a deixar a sua marca na quarta-feira, ao ‘bisar’ no triunfo por 3-0 sobre a União de Leiria, nos quartos de final da Taça de Portugal, enquanto o jogo entre FC Porto e Santa Clara teve de ser adiado devido às más condições climatéricas (Benfica e Guimarães defrontam hoje Vizela e Gil Vicente, respetivamente).

O vice-campeão nacional desloca-se na segunda-feira a Arouca e não terá esquecido as dificuldades sentidas na primeira volta, no Estádio do Dragão, onde empatou 1-1 graças a um golo marcado aos 90+19 minutos pelo brasileiro Evanilson, num encontro polémico, marcado por falhas no sistema de videoárbitro (VAR).

Os arouquenses ocupam o oitavo lugar e estão a viver o melhor período da temporada, com três triunfos consecutivos, precisamente a melhor série que o FC Porto tem para apresentar e que poderia ter sido ampliada na jornada passada, se não tivesse empatado 0-0 na receção ao Rio Ave.

Confortavelmente instalado no sexto posto, equidistante da equipa que o precede (Vitória de Guimarães) e das que o sucedem (Farense e Arouca) – sete pontos, em ambos os casos -, o Moreirense tem uma boa oportunidade de dar continuidade à campanha positiva, ao receber o Desportivo de Chaves, penúltimo classificado e sem vencer há oito jogos.

A 21.ª jornada arranca na sexta-feira, com o embate entre duas equipas que lutam pela manutenção, Estrela da Amadora (16.º e antepenúltimo) e Portimonense (13.º) e termina na terça-feira, quando o Gil Vicente (10.º) receber o lanterna-vermelha Vizela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE