Primeira Página

Beee-m-vindas! Novas ovelhas encantam o Parque Biológico da Serra da Lousã

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 13-05-2025

O Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, acaba de receber duas novas habitantes muito especiais: duas ovelhas da raça Churra do Minho, um dos mais antigos e emblemáticos exemplares da pecuária tradicional portuguesa.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta nova chegada vem enriquecer a já vasta e representativa coleção de fauna autóctone presente no Parque, reforçando a sua missão de preservação da biodiversidade e valorização do património rural português. Com esta integração, o Parque continua a afirmar-se como a maior mostra de fauna e flora autóctones do país, assumindo também um importante papel educativo e de sensibilização para a proteção das raças e espécies em risco ou menos conhecidas.

PUBLICIDADE

A vinda destas ovelhas resulta de uma parceria entre o Parque Biológico da Serra da Lousã e o Parque Porta do Mezio, que recebeu em troca duas fêmeas de gamo.

A raça Churra do Minho, originária da região norte do país, destaca-se pelo seu valor genético, resistência e adaptação ao clima agreste das serras minhotas. São animais historicamente ligados à vida das comunidades rurais, e que hoje representam um símbolo do saber ancestral ligado à agro-pastorícia tradicional.

No Parque Biológico da Serra da Lousã, estas ovelhas juntam-se a uma já rica diversidade de espécies domésticas portuguesas, tais como: as cabras de raça Serrana, Anã, Bravia, Serpentina e Preta de Montesinho; as vacas de raça Cachena, Jarmelista, Barrosã, Maronesa, Mertolenga, Marinhoa, Minhota e Arouquesa; o burro Mirandês; os porcos de raça Bísara, Alentejana e Malhado de Alcobaça; entre tantas outras! Esta área dedicada à agro-pastorícia nacional, denominada Quinta Pedagógica, é um espaço criado para celebrar os modos de vida rurais e dar a conhecer aos visitantes, sobretudo aos mais jovens, as raízes da nossa cultura agrícola.

A Fundação ADFP, entidade gestora do Parque, sublinha que este tipo de iniciativas vai ao encontro da filosofia de Turismo com Propósito Social, promovendo a inclusão, a educação ambiental e a valorização da identidade cultural portuguesa, num espaço acessível a todos.

Aberto 365 dias por ano, o Parque Biológico da Serra da Lousã é um destino cada vez mais procurado por famílias, escolas e turistas nacionais e estrangeiros, oferecendo uma experiência completa de contacto com a natureza, a cultura e a inclusão.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE