Coimbra

Bebés ganham novo espaço na Biblioteca de Condeixa

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 12-10-2016

 

PUBLICIDADE

A Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento inaugurou no passado dia 08 o seu mais recente serviço – a Bebeteca – um espaço de leitura e aprendizagem concebido para pais e bebés.

unnamed-16

PUBLICIDADE

publicidade

A importância da leitura não é novidade. O estímulo e o interesse pelos livros deve começar desde muito cedo, antes da idade pré-escolar, ainda em bebé.  

Para tal, cores atraentes, prateleiras repletas com livros coloridos e texturas diferentes, imagens na parede, tapetes de borracha e alguns brinquedos espalhados, conciliados num mesmo espaço físico, criam o ambiente que os mais pequenos encontrarão a partir de agora na Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento, de forma a estimular a leitura na primeira infância.

PUBLICIDADE

Para assinalar a inauguração do espaço, no sábado passado, o ambiente encheu-se de musicalidade com uma sessão descontraída e intimista de música para bebés, desenvolvida pelo professor Luís Santos.

Com a forte consciência de que os sons estimulam a capacidade cerebral e cognitiva dos bebés e contribuem também para a sua aprendizagem, as cerca de 32 crianças presentes foram divididas em dois grupos etários, para assim explorarem os prazeres causados pela experimentação de variadas sonoridades, feitas através de vocalizações espontâneas, de instrumentos musicais e outros objetos.

Com a implementação deste serviço/biblioteca especializada, a autarquia pretende criar um espaço de aprendizagem ativa para crianças e bebés dos 0 aos 5 anos de idade, onde, acompanhadas pelos pais e/ou familiares, possam iniciar o seu percurso formativo na leitura, bem como estimular e desenvolver as suas capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e, até mesmo, sociais.

Assim, a Bebeteca, pretende iniciar os mais novos leitores ao mundo e à magia dos livros, proporcionando momentos únicos de partilha de aprendizagem e experiências, incutindo-lhes o afeto pelo livro, tornando-os leitores ativos.

Com a pretensão de se estabelecer ainda como serviço informativo de referência no concelho, mediante inscrição prévia serão desenvolvidas diversas sessões de esclarecimento regulares, bem como um espaço propiciador de novas experiências para os mais novos, tendo em vista um desenvolvimento integral dos bebés e das crianças do concelho.

Para já, estão reservadas sessões temáticas dirigidas às crianças, a realizar no 1º sábado de cada mês, sendo que a música marcará presença mês sim, mês não.

Como espaço formativo intergeracional, pais e futuros pais têm ao seu dispor um pequeno conjunto de livros e revistas, complementados esporadicamente com a realização de palestras, que lhes permitirá adquirir informação e competências sobre diversas temáticas e problemáticas inerentes a esta faixa etária. “Amamentação e Criopreservação das Células Estaminais” será já o primeiro tema em debate, marcado para 29 de outubro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE