Saúde

Beber café pode ajudar a viver mais e melhor

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 23-01-2026

Se não consegue começar o dia sem um café, há boas notícias: estudos recentes mostram que esta bebida pode trazer benefícios significativos para a saúde e até contribuir para uma vida mais longa e saudável.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma investigação analisou mais de 50 estudos sobre o café e concluiu que o consumo regular da bebida simples, sem açúcar, está associado a uma menor incidência de doenças relacionadas com o envelhecimento, incluindo problemas cardiovasculares, AVC e alguns tipos de cancro.

O café contém mais de 2.000 substâncias bioativas que ajudam o metabolismo, fortalecem o sistema imunológico e protegem o corpo dos efeitos do stress, preservando funções essenciais como a muscular, cardiovascular, cognitiva e imunológica, especialmente na terceira idade, refere o Notícias ao Minuto.

Os benefícios são ainda mais evidentes em regiões como a Europa e a Ásia, onde o consumo de café é elevado. Segundo os especialistas, o café não só melhora o estado de alerta e a concentração, como também parece proteger contra doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Nutricionistas destacam ainda quatro vantagens principais do café: melhora da saúde cerebral, ao potenciar memória e atenção; redução do risco de doenças do coração e AVC; proteção do fígado, prevenindo doenças hepáticas e alguns cancros; e benefícios metabólicos, como a diminuição do risco de diabetes tipo 2.

Apesar de ainda existirem limitações nas pesquisas, estes resultados reforçam que incluir café na rotina diária, com moderação, pode ser um aliado importante para viver melhor e durante mais anos.