Saúde

Bebe refrigerantes e come pastilhas? Têm um componente que pode ser cancerígeno

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 29-06-2023

Em julho, o aspartame será considerado como “potencialmente cancerígeno” pela Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC, em inglês), que faz parte da Organização Mundial da Saúde.

PUBLICIDADE

Segundo a Reuters, tudo porque este componente “é um dos adoçantes artificiais mais usados em todo o mundo. Por exemplo, está presente em refrigerantes, outras bebidas e até em pastilhas”.

A decisão surge depois de uma reunião com especialistas que procuraram encontrar bases para considerar este adoçante como cancerígeno. No artigo do Notícias ao Minuto, a agência de notícias relembra que ações semelhantes no passado já levaram a ações judiciais e a pressão por parte dos fabricantes para deixarem de usar certo tipo de substâncias.

PUBLICIDADE

Desde 1981, que o Comité Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares considera o aspartame seguro dentro de alguns limites.

Por exemplo, se beber entre 12 a 36 latas de um refrigerante que tenha este componente pode levar ao aumento do risco de vir a desenvolver cancro.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE