Saúde

Bebé consegue ver pela primeira vez (de forma nítida) os pais graças a “óculos especiais”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 12-11-2023

São imagens tocantes. Uma família norte-americana captou o momento em que sua filha, parcialmente cega, os vê pela primeira vez depois de receber uns óculos especiais.

PUBLICIDADE

Caydan Ziemba, tem apenas um ano, e sofre de acromatopsia, uma condição rara na visão, pois os olhos não conseguem separar cores e tons.

Mas, graças a uns óculos especiais que ajudam a corrigir o problema, a menina pode reconhecer a sua família pela primeira vez, pode ler-se no Kidspot.

PUBLICIDADE

A mãe, Michelle Ziemba, refere que “foi um momento realmente emocionante para a família”.

Quando Caydan tinha apenas três meses, a mãe e o pai perceberam que havia algo de errado com a sua visão, devido à falta de reação a objetos ou pessoas, a poucos centímetros de distância.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois de trabalhar com o pediatra, o casal decidiu levar a criança a uma consulta com um oftalmologista, que suspeitava que pudesse haver um problema com as retinas.

Em setembro, foi submetida a um teste de eletrorretinograma que usa flashes de luz para testar a atividade da retina, onde determinou que havia um problema. 

A partir do exame, a menor foi diagnosticada com nistagmo, uma condição que causa movimentos repetitivos e involuntários nos olhos que podem causar uma visão embaciada.

A menina só consegue ver tons brancos e cinzas e os seus olhos são muito sensíveis à luz, o que levou ao raro diagnóstico de acromatopsia.

Os pais trabalharam com o hospital e com o oftalmologista para instalar algumas lentes vermelhas que ajudam a filtrar um pouco da luz e criar um contraste de cores mais definido em tudo o que vê. Agora, com estes óculos, Caydan consegue ver o ambiente que a rodeia.

Pode assistir ao momento aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE