Cidade

Beba a boa água de Coimbra

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-01-2015

A Águas de Coimbra (AC) emitiu um comunicado para divulgar que “tem recebido alguns pedidos de esclarecimento sobre contactos telefónicos para agendamento de visitas a casa de consumidores para realização de testes/análises à qualidade da água”.

PUBLICIDADE

Segundo a AC apurou, estão no mercado empresas que, após a realização de uma campanha de marketing que recorre a argumentos falsos e alarmistas com o intuito de vender sistemas alegadamente “purificadores” de água a instalar em torneiras domésticas, marcam uma visita a casa dos clientes para fazer uma análise à água, sem qualquer custo, e com a intenção de realizar experiências e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade.

Uma das experiências normalmente efetuadas é a da eletrólise da água da torneira (processo de separação de elementos químicos presentes na água através da corrente elétrica), que origina uma camada de cor acastanhada, devido à separação dos diferentes elementos químicos naturalmente presentes na água.

PUBLICIDADE

Considerando a relevância desta matéria no âmbito da saúde pública, a AC considera fundamental clarificar que a água destinada ao consumo humano tem na sua composição diversos sais minerais e outros compostos que, nas quantidades adequadas, são benéficos para a saúde humana, o que significa que a água que bebemos não deve ser isenta destes compostos.

A empresa  municipal dirigida por Pedro Coimbra recorda que  a água distribuída pela AC é obrigatoriamente controlada por análises rigorosas efetuadas na torneira do consumidor, de acordo com o Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de Agosto, que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano.

 Para a realização deste controlo, a AC ou um laboratório subcontratado devidamente identificado efetua as colheitas, de modo geral, em locais públicos como escolas, hospitais, centros sociais, estabelecimentos comerciais e industriais. Os resultados obtidos são periodicamente divulgados em Edital, em www.aguasdecoimbra.pt e na fatura de cada cliente.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além das análises a que está legalmente obrigada, e que são fiscalizadas pelas entidades competentes, a AC realiza um conjunto significativo de análises adicionais que conferem ainda maior segurança à água que abastece os habitantes do concelho de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE