Cidade

Beatriz encantou com Antigos Orfeonistas no festival Encontros (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-06-2019

O centro histórico de Coimbra está a receber o Festival de Fado “Encontros”, uma das propostas vencedoras da 1ª edição do Coimbra Jovem Participa, a versão dedicada aos jovens do orçamento participativo (OP) da Câmara Municipal de Coimbra (CMC).

PUBLICIDADE

“Encontros” junta, através do fado, as gentes e a cidade com o seu Património Mundial da Humanidade, atribuído pela UNESCO em 2013 e foi isso mesmo que aconteceu no concerto de encerramento do primeiro dia do evento.

Beatriz e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra surpreenderam na Praça 8 de Maio.

PUBLICIDADE

O espectáculo começou com a bela fadista a apresentar de forma contagiante temas do seu reportório do fado de Lisboa, prosseguiu com os clássicos de Coimbra cantados pelo Coro e terminou ao mais alto nível com Beatriz em palco com os Antigos Orfeonistas.

Veja tudo no vídeo do Direto NDC:

PUBLICIDADE

 

O Festival de Fado está um pouco por todo o coração da cidade, repartido entre múltiplos palcos instalados no Jardim da Manga, Pátio da Inquisição, Largo do Poço, escadaria da Igreja de S. Tiago, Praça 8 de Maio, escadaria do Palácios Confusos, Arco do Palácio de Sub-Ripas e Arco Almedina.

O Festival iniciou-se no sábado, pelas 16h00, com uma serenata de rua, no Jardim da Manga, passando depois pelo Pátio da Inquisição (16h45), pelo  Largo do Poço (17h30), e pela escadaria da Igreja de S. Tiago (18h15).

A partir das 19h45, o Festival instou-se na Praça 8 de Maio, com o grupo de José Vilhena, Ricardo J. Dias, Ni Ferreirinha e Guilherme Catela.

Pelas 21h30, também na Praça 8 de Maio, chegou o fado de Lisboa com Beatriz e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

 

No domingo, as serenatas de rua chegam à escadaria do Palácio Confusos (16h00), seguindo para o Arco do Palácio de Sub-Ripas (16h45), o Arco Almedina (17h30) e a escadaria da Igreja de S. Tiago (18h15). Pelas 19h45, a Praça 8 de Maio acolhe uma serenata futrica, tocada por grupos etnográficos da região, seguindo-se pelas 20h15, Fado de Lisboa, com o grupo Quebra o Galho.

Às 21h30, na Praça 8 de Maio, o Fado ao Centro com o Clássico Fado encerram o Festival “Encontros”.

Este é o quarto dos cinco projetos vencedores do OP a sair do papel e a ser executado. Os eventos são todos de entrada livre.

Foi com o objetivo de dinamizar o centro histórico de Coimbra com música e fado, que Beatriz Santos e Luís Henrique Silva submeteram duas propostas ao Coimbra Jovem Participa. O resultado foi a junção de ambas num projeto comum para a realização de um Festival de Fado, que acabou por ser o segundo mais votado desta versão dedicada aos jovens da 1ª edição do OP do Município de Coimbra.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE