Política

BE Coimbra candidata-se às legislativas com lista de maioria feminina (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-12-2021

São 8 mulheres e 6 homens que constituem a lista do Bloco de Esquerda (BE) que se candidata por Coimbra às eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro do próximo ano. Os nomes, de gente “de todas as lutas”, foram apresentados esta sexta-feira por José Manuel Pureza, que volta a encabeçar a lista.

PUBLICIDADE

“Queremos impedir através do voto no Bloco de Esquerda uma maioria absoluta do PS, cremos que ela não é desejável para o momento que o país está a viver. Só um BE forte fará com que uma eventual aliança com a sua direita não possa acontecer, não ignoramos que a extrema direita poderá ter alguma expressão e faremos um momento de combate firme contra o discurso de ódio e desvalorizador da democracia”, afirmou José Manuel Pureza numa conferência de imprensa que decorreu no Café Santa Cruz.

O deputado e vice-presidente da Assembleia da República apresentou a lista candidata composta maioritariamente por mulheres (8 de 14 elementos) e onde estão seis novos nomes. (ver em baixo). Pureza mostra-se confiante num reforço dos votos nas próximas eleições até porque, afirmou, “as pessoas de Coimbra sabem para que é que serviu ter um deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República”, referindo-se a reivindicações a intervenções em temas como o “Metro Mondego, a precariedade, o encerramento de empresas, a erosão costeira na Figueira da Foz”.

PUBLICIDADE

Para o deputado, o BE assume-se como a força política que se pode opor a um Serviço Nacional de Saúde (SNS) que “desbarata o Hospital dos Covões, como armazém do que sobra dos HUC”, à “precarização dos jovens na ciência e na docência” e à “desvalorização acabrunhante dos agentes culturais”.

Na lista de ambições estão propostas nacionais com expressão também em Coimbra, afiançou, destacando “salvar o SNS, criar um Serviço Nacional de Cuidados às crianças e idosos independentemente da sua capacidade económica e a luta de grande firmeza contra as alterações climáticas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Lista do BE pelo círculo de Coimbra

José Manuel Pureza (60 anos, professor universitário),

Miguel Cardina (43 anos, historiador),

Anabela Marisa Azul (48 anos, bióloga),

Gisela Almeida (37 anos, enfermeira, de Condeixa),

Serafim Duarte (63 anos, professor do ensino secundário),

António Marinho Silva (médico),

Cristina Matos (44 anos, contabilista, da Figueira da Foz),

Mariana Garrido (25 anos, activista de direitos humanos),

João Miguel Santo (57 anos, professor do ensino secundário, da Lousã);

Maria Helena Loureiro (66 anos, professora do ensino secundário),

Isabel Ferreira (46 anos, investigadora da UC, de Cantanhede),

Alexandre Carvalho (36 anos, professor universitário),

Mónica Filipa Cação (33 anos, técnica administrativa, de Montemor-o-Velho),

Henriqueta Val-do-Rio (44 anos, professora do ensino secundário, de Miranda do Corvo).

 

Veja o direto NDC com José Manuel Pureza:

Veja a apresentação na íntegra:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE