Região
Batismo de mar inclusivo para alunos de escola na Figueira da Foz

Cerca de 40 crianças da EB1 de Regalheiras, 9 das quais da Unidade de Multideficiência, viveram na manhã do Dia Mundial da Criança, 01 de junho, na Praia do Hospital, em São Pedro, uma nova e entusiasmante experiência ao realizarem um batismo de mar/ bodydoard.
A iniciativa, que partiu da Associação de Bodyboard Foz do Mondego (ABFM), que dispõe de meios que facilitam o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ao mar e às atividades a ele associadas, contou com o apoio da Direção do Agrupamento de Escolas do Paião e do Município da Figueira da Foz.
As crianças tiveram um contacto diferente e muito próximo com o mar, juntamente com docentes e colaboradores da escola, assim como familiares e voluntários, com destaque para um grupo de alunos e professores da Escola Secundária Joaquim de Carvalho que dinamizam o Centro de Formação Desportiva de Surf da Figueira da Foz.
A EB1 de Regalheiras é um estabelecimento de ensino que desde há muito revela os seus atributos como escola inclusiva, com a sua unidade de multideficiência, mas também como Escola Azul desde o primeiro ano em que o Ministério da Economia e do Mar lançou o este programa educativo (2018), cumprindo desígnios muito concretos no que diz respeito à proteção dos oceanos. É também neste estabelecimento de ensino que o Núcleo Museológico do Mar se encontra a desenvolver o «Programa Explorar a Ciência», com aulas semanais de ciências experimentais, lecionadas por técnicas municipais.
A manhã terminou no Parque de Merendas de S. Pedro para um merecido almoço.