Região

Batalha de Tentúgal: Como um cavaleiro cristão mudou o destino da vila

Notícias de Coimbra | 26 minutos atrás em 02-09-2025

A história de Tentúgal remonta a um épico confronto entre cristãos e mouros, um acontecimento que, segundo a tradição, terá dado origem ao nome da vila.

A lenda narra que, muito antes da governação de D. Sesnando, os mouros invadiram a região e se instalaram no local que viria a ser conhecido como «Mourão». O chefe mouro, descrito como um homem de grande poder e força, era temido e admirado por sua habilidade de seduzir donzelas. Ele construiu seu palácio em Tentúgal, onde se preparava para um confronto com os cristãos, revela o site da Junta de Freguesia.

Entre os cristãos, destacou-se um jovem cavaleiro, que, ao avistar o sarraceno, decidiu atacar com toda a sua força. De acordo com um historiador, o jovem cavaleiro, apesar de estar atordoado, não recuou e, motivado pela gritaria de seus companheiros, investiu contra o mouro com ainda mais violência e a gritar “Tem-t’igual com o mourão, tem-t’igual!”

PUBLICIDADE

Após um intenso combate, o cavaleiro cristão derrotou o sarraceno, que caiu por terra.

Terá sido este acontecimento a dar origem ao topónimo de Tentúgal, tal como o nome de mourão, que se situa no local onde, atualmente, está edificada a Igreja Matriz.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE