Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Medicamentos

Bastonário pede solução para médicos que deixam de poder passar receitas em papel

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-12-2020

A Ordem dos Médicos pediu hoje ao Governo para resolver o problema dos médicos que, por causa da idade, têm dificuldade de adaptação aos meios informáticos e, por isso, dentro de dias deixarão de poder passar receitas em papel.

PUBLICIDADE

Em comunicado, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, lembra que se trata de “um pequeno número de médicos” que, com o fim do prazo de transição para a desmaterialização das receitas em papel, deixarão de ter a possibilidade de as passar à mão.

“Estamos a falar de um conjunto de médicos que foram determinantes na construção dos cuidados de saúde em Portugal. Numa altura crítica, em que o acesso a cuidados de saúde tem já tantas dificuldades, e sendo este problema de resolução tão simples, não se entende o silêncio da tutela”, afirma o bastonário, em comunicado.

Na nota, Miguel Guimarães lembra que já tinha alertado o Ministério da Saúde para este problema, mas ainda não obteve resposta.

O prazo previsto para acabarem as receitas em papel, passando a haver apenas receitas eletrónicas, foi adiado até 31 de dezembro por causa da situação pandémica que o país atravessa e pela dificuldade dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em prosseguirem com as formações necessárias para estes médicos.

PUBLICIDADE

“Em plena segunda vaga, não se percebe, assim, o que terá melhorado”, questiona o bastonário, lembrando que “os médicos colaboraram sempre de forma exemplar no processo de desmaterialização da receita, mesmo utilizando um sistema informático que falha muitas vezes, que atrasa consultas e outros procedimentos”.

Miguel Guimarães sublinha ainda que, se não for resolvido, o problema “terá um impacto negativo nos doentes”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com