Médicos

Bastonário dos médicos diz que plano de vacinação precisa de liderança forte 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 03-02-2021

O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 precisa de uma “liderança forte”, considerando que a demissão do seu coordenador, “por si só”, não garante que o país entre no “bom caminho”.

PUBLICIDADE

“O plano de vacinação é um dossiê crítico para a recuperação do nosso país como um todo e para os serviços de saúde em particular, pelo que precisa de uma liderança forte, um plano e organização exemplares, associados a uma excelente operacionalização, uma comunicação transparente, regras objetivas, ouvindo os parceiros institucionais e quem está no terreno”, afirmou Miguel Guimarães.

PUBLICIDADE

O coordenador da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a covid-19 em Portugal, Francisco Ramos, demitiu-se do cargo, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o Ministério esclareceu que a demissão de Francisco Ramos decorre de “irregularidades detetadas pelo próprio no processo de seleção de profissionais de saúde no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do qual é presidente da comissão executiva”.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa declaração enviada às redações, Francisco Ramos acrescentou que as irregularidades diziam respeito ao processo de seleção para vacinação de profissionais de saúde daquele hospital.

A demissão ocorre numa altura em que são públicas diversas situações de vacinação indevida de várias pessoas em várias regiões do país e no dia em que arrancou a vacinação em centros de saúde de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, numa fase que abrange cerca de 900 mil portugueses.

Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, o bastonário da Ordem dos Médicos adiantou que “as notícias das últimas semanas são graves e preocupantes”, numa alusão aos casos de alegada vacinação indevida.

“Mas a saída do dr. Francisco Ramos, por si só, não assegura que sejamos colocados no bom caminho, até porque a falta de diálogo consequente tem sido um problema sério do Ministério da Saúde e da ‘task-force’”, acrescentou.

Entretanto, o Governo anunciou que o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é o novo coordenador da `task force´ para o Plano de Vacinação contra a covid-19.

“O Governo nomeou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo para coordenador da `task force´ do plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal”, adiantaram os ministérios da Saúde e da Defesa Nacional em comunicado, avançando que o militar assume essas funções de imediato.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE