Eventos

Bastonário dos Enfermeiros elogia profissionais que mais ajudam doentes

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 30-10-2015

 O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) elogiou hoje os profissionais que mais empenhadamente procuram a melhoria dos cuidados que prestam à população, ao participar no colóquio de encerramento de um concurso que premeia projetos da Secção regional do Centro (SRC).

PUBLICIDADE

Presidente da SRC Enfº Isabel Oliveira.  Diretor da Casa de Saude Rainha Santa Miguel Aângelo Queirós. 3- Bastonário da OE Enfº Germano Couto. 4- Presidente da Câmara de Condeixa Nuno Moita. 5- Presidente do Conselho de Enfermagem da OE  José Carlos Gomes

Presidente da SRC Enfº Isabel Oliveira. Diretor da Casa de Saude Rainha Santa Miguel Ângelo Queirós. Bastonário da OE Enfº Germano Couto. Presidente da Câmara de Condeixa Nuno Moita. Presidente do Conselho de Enfermagem da OE José Carlos Gomes

«É nosso compromisso defender uma profissão que zela pela qualidade dos cuidados prestados à população. É isso que o cidadão espera de nós – confiança na nossa profissão», sublinhou Germano Couto.

O Bastonário participava hoje em Condeixa-a-Nova no colóquio de encerramento do concurso Cuidar, que premeia projetos de melhoria dos cuidados de enfermagem realizados em instituições dos distritos de Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu.

«Não nos podemos esquecer que o enfermeiro é uma das personagens principais do palco da Saúde. É ele que está ao lado do cidadão, nos bons e nos maus momentos, para prevenir a doença e promover a saúde», observou.

PUBLICIDADE

Na sua perspetiva, o concurso Cuidar, organizado pela Secção Regional do Centro da OE, incide sobre os princípios enformadores dos Padrões de Qualidade de Enfermagem, e cumpre desígnios da Ordem, de promover o intercâmbio de ideias, experiências e conhecimentos científicos entre os seus membros e entidades congéneres.

«Aqui temos mais um exemplo em como a OE promove concursos de boas práticas, de melhoria da qualidade das unidades de Saúde. É este espírito de iniciativa, empenho e dedicação a projetos que visam a excelência do Cuidar que faz a diferença e dá um contributo decisivo para o desenvolvimento e valorização da Enfermagem», concluiu o Bastonário Germano Couto.

PUBLICIDADE

publicidade

A Presidente do Conselho Diretivo Regional da SRC lembrou que o concurso teve como principal objetivo incentivar, não só a implementação e desenvolvimento de programas de melhoria contínua, mas também criar um espaço de partilha entre os enfermeiros da Região Centro.

«Vários são os caminhos que conduzem ao progressivo reconhecimento e valorização da profissão. Não há caminhos únicos nem fórmulas mágicas. É a intervenção de cada um de nós, nos nossos locais de trabalho, nos contextos onde participamos enquanto enfermeiros e enquanto cidadãos que criam valor para a profissão», sublinhou a Isabel Oliveira. Na sua perspetiva, cuidar não é só um fim, mas também um percurso em constante evolução.

«O concurso Cuidar pretende premiar, não só quem se compromete com os outros, mas os enfermeiros que, para além disso, se comprometem com a Enfermagem», concluiu.

O Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, outro dos oradores na sessão inaugural, elogiou o trabalho desenvolvido pelos colegas da SRC, e os enfermeiros que se empenharam em realizar projetos de melhoria dos cuidados de enfermagem prestados aos cidadãos.

Nesta filosofia de melhoria dos cuidados de enfermagem, na ótica de José Carlos Gomes, estão muitas das soluções para os problemas que enfrenta atualmente o setor da Saúde em Portugal.

O Prémio Cuidar, na sua versão final, depois das edições de 2012, 2013 e 2014, a contemplar dois distritos da Região Centro de cada vez, distingue com 2000 euros o melhor projeto.

Ao concurso final apresentaram-se Reabilitar + (Hospital de Sousa Martins da ULS da Guarda, EPE), Promoção e Educação para a Saúde na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras, Covilhã (UCSP Covilhã), Cuidar de Quem Cuida (CQC) (Unidade de Cuidados na Comunidade de Oliveira de Azeméis – UCCOAz) e Registos com Linguagem CIPE na Consulta de Enfermagem de Saúde Materna(Unidades Funcionais dos Centros de Saúde de Estarreja, Murtosa e Ovar do ACeS Baixo Vouga).

RelaxARTE (Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Centro Hospitalar do Baixo Vouga), Aprender SBV para Salvar…início de um percurso (Centro Hospitalar do Oeste, Caldas da Rainha – S. Pediatria – Urgência Pediátrica), Literacia e Educação Terapêutica: Capacitar a pessoa com diabetes tipo 2 a lidar com a sua condição de saúde (UCSP de Eiras – ACeS Baixo Mondego) e Assistência personalizada pelo enfermeiro ESMO em Bloco de Partos (Bloco de Partos do Centro Hospitalar de Leiria, EPE), são os restantes concorrentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE