Região

Barro Preto de Olho Marinho em Poiares é o primeiro a obter a Certificação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 28-04-2021

Está finalmente concluído o processo de certificação do Barro Preto de Olho Marinho, Vila Nova de Poiares. O momento foi assinalado hoje, nos Paços do Concelho, com a entrega pelo Presidente da Câmara Municipal ao oleiro Fernando Correia do documento que comprova essa mesma certificação.

PUBLICIDADE

Promovida pelo Município de Vila Nova de Poiares, trata-se da primeira certificação no país no que diz respeito a olaria preta, e um dos 16 primeiros produtos nacionais de artesanato a receber o selo de autenticidade da ‘A.Certifica’, o único organismo que se dedica à certificação de produções artesanais tradicionais.

Como referiu João Miguel Henriques, «com este processo é possível garantir a qualidade e a autenticidade da produção artesanal da olaria de Barro Preto de Olho Marinho, o que lhe confere valor e, consequentemente, pode ser um contributo para que esta arte continue viva no nosso Concelho, afirmando-se como um dos ex-libris do nosso património material e imaterial».

PUBLICIDADE

publicidade

A etiqueta número 1 certificando que se trata de uma peça de Barro Preto foi, «como não podia deixar de ser, atribuída a um caçoilo, instrumento imprescindível nas cozinhas, nomeadamente por ser nele que é confecionado o prato de excelência da gastronomia de Vila Nova de Poiares, a Chanfana», afirmou o Presidente da Câmara Municipal.

Refira-se que neste momento está também em curso um processo de certificação de outra unidade de produção artesanal relacionada com o Barro Preto, nomeadamente a oleira Judite Pereira, artesã do Centro Difusor de Artesanato da ADIP (Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares), e que a par de Fernando Correia são as únicas pessoas que se dedicam a esta arte no Concelho.

PUBLICIDADE

Para o Município de Vila Nova de Poiares, «a certificação vem reforçar a identidade local através da valorização e requalificação dos recursos endógenos, proporcionando a dinamização de atividades de promoção e divulgação em torno do património local (seja ele material, imaterial ou gastronómico), e afirmando-se como a impulsionadora da recuperação, requalificação e desenvolvimento da atividade artesanal», referiu João Miguel Henriques.

Recorde-se que a Câmara Municipal tem desenvolvido diversas iniciativas com o intuito de alcançar os objetivos referidos, entre os quais se destaca desde logo a presença na Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC), sendo um dos seus municípios fundadores, ou ainda o documentário “Barro Preto, Cultura e Tradição”, onde é feito um retrato do passado, presente e futuro desta arte em Vila Nova de Poiares.

Por último, refira-se que nesta sessão estiveram presentes os dois oleiros do Concelho, Fernando Correia e Judite Pereira, o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, a Vereadora com o Pelouro da Cultura, Lara Henriques de Oliveira, Teresa Costa da A.Certifica,. Graça Ramos da Associação Portugal à Mão, Fernando Gaspar da CEARTE, e Paula Urbano, Subdelegada Regional a representar a Delegação Regional do Centro do IEFP,

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE