Autárquicas

Barbosa de Melo quer manter força de Coimbra na Saúde

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 23-09-2013

O candidato do PSD/PPM/MPT à Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo, considerou hoje que o processo de fusão dos vários hospitais do concelho “tem potencial”, mas também “apresenta riscos”.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa à margem de uma visita ao Hospital Central (Covões), Barbosa de Melo explicou que a “Saúde é um dos principais motores económicos de Coimbra” e deixou claro que a tutela deve explicar “claramente qual é o caminho”, na sequência do processo de fusão.

“Os cortes na despesa pública deixam-me preocupado. Durante mais de 100 anos a administração central investiu em Coimbra, de forma a capacitar a região Centro de excelentes serviços de saúde. É isso que tem acontecido. Agora, começando a repartir-se os serviços por vários locais do país, perde-se todo esse investimento feito aqui no concelho”, disse.

PUBLICIDADE

Barbosa de Melo disse ter visitado o Hospital Central “para contactos com os profissionais e outros elementos de responsabilidade na unidade” para “pedir ou até exigir que todo este processo culmine numa grande unidade de saúde em Coimbra, reconhecida em Portugal e também internacionalmente”.

“É essa a vocação de Coimbra. Ser uma referência e ombrear com as unidades de Lisboa e do Porto”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

O caminho certo, salientou Barbosa de Melo, “é potenciar o que de melhor existe em cada unidade” [polo dos Covões e polo do Hospital Universitário de Coimbra], oferecendo a este “agora grande hospital os melhores à frente de cada especialidade”.

“Os próprios profissionais de saúde não sabem ainda bem o caminho. O Ministério da Saúde tem de esclarecer bem para onde se quer ir. Mas acabar com estas grandes unidades de Coimbra seria um crime”, concluiu.

O candidato do PSD/PPM/MPT recordou, também, que o hospital Central, embora esteja a ser esvaziado de alguns serviços, está também a receber muitos outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE