O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a lidar com uma infestação persistente de baratas, situação que tem gerado preocupação entre utentes e profissionais de saúde.
Apesar das ações levadas a cabo, o problema continua sem uma resolução definitiva.
A presença recorrente destes insetos nas instalações hospitalares tem vindo a ser reportada às autoridades competentes, mas, até ao momento, os esforços não surtiram efeito. As baratas continuam a ser vistas em várias áreas do hospital, como se pode ver no vídeo.
PUBLICIDADE
Veja o Vídeo NDC
O Notícias de Coimbra contactou o serviço de comunicação do hospital que confirma a situação e indica que a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra “contrata a prestação de serviços de desinfestação, nos quais se incluem a desbaratização, à empresa Anticimex Portugal, Lda., que inclui um plano trimestral de desbaratização, o qual tem sido cumprido”.
A 14 de abril foi detetada a presença dos animais. “O departamento de operações e sustentabilidade recebeu um pedido de intervenção do Serviço de Anatomia Patológica e desde então foram detetadas baratas nos pisos -3 e -4 dos Hospitais da Universidade de Coimbra”.
O problema foca-se nestes pisos específicos, explica.
O hospital garante ainda que “foram realizadas intervenções urgentes nos dias 14, 21, 24, 29 e 30, sempre focadas nos pisos -4 e -3” do CHUC.
Questionado sobre se tem recebido queixas, indica que o “Departamento de Operações e Sustentabilidade recebeu pedidos de intervenção por parte do Serviço de Anatomia Patológica e dos armazéns” e que “não foram recebidas reclamações de utentes”.
O CHUC conclui dizendo que “estão a ser tomadas todas a medidas para eliminar o problema o quanto antes”.
PUBLICIDADE