O Bar Académico (BA) de Braga vai reabrir as portas em fevereiro, coincidindo com a Semana da Euforia, anunciou Luís Guedes, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), citado pela RUM – Rádio Universitária do Minho.
O espaço estava fechado desde abril de 2025, na sequência do homicídio de um jovem de 19 anos à porta do bar. Para a reabertura, a AAUMinho lançou um concurso público para a concessão do espaço, que foi ganho por Alberto Martins, empresário da região que já gere bares frequentados por estudantes em Braga e Guimarães, pode ler-se no O Minho.
PUBLICIDADE
“O contrato já está assinado e o novo concessionário já se encontra a fazer obras e intervenções no espaço, desde logo há uma que já é visível na fachada”, afirmou Luís Guedes.
O presidente da associação explicou que a reabertura está a ser preparada “sem pressa”, com o objetivo de garantir uma gestão cuidadosa e uma relação equilibrada com entidades como a Câmara de Braga, Proteção Civil, PSP e Junta de Freguesia.
“O objetivo era abrir um pouco mais cedo, mas queremos fazer bem. Depois de tantos anos a gerir de forma medíocre ou até errada, queremos que isto reabra de forma certeira”, acrescentou.
O líder estudantil concluiu que se espera que a reabertura seja suave e devolva aos estudantes da Universidade do Minho o serviço que merecem, algo que, segundo ele, não acontecia há muitos anos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE