Coimbra

Baldios de Vila Nova comemoram Dia da Árvore com os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-03-2019

Os Baldios de Vila Nova comemoram a 21 de Março o Dia da Árvore com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, à semelhança do que tem vindo a ser realizado nos últimos anos.

PUBLICIDADE

 

As atividades que envolvem cerca de 330 alunos têm início pelas 10:30, nos Baldios de Vila Nova, onde as crianças irão assistir a uma demonstração prática e algumas notas teóricas da utilização de fogo controlado como ferramenta de gestão silvícola do território. O objetivo é que os alunos entendam que o fogo controlado promove a compartimentação dos espaços florestais através da criação de descontinuidades no coberto vegetal, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado, contribuindo assim para a defesa da floresta contra incêndios.

Para além do fogo controlado, os alunos terão a oportunidade de assistir a trabalhos com motorroçadoras e motosserras para a abertura de pequenas faixas de proteção das árvores que estão inseridas nas parcelas a queimar.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta iniciativa conta com a parceria da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) que tem vindo a desenvolver ações de fogo controlado em contexto de formação nos Baldios de Vila Nova e da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

A equipa de sapadores florestais estará de apoio à prevenção, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, que disponibilizam um carro tanque e os Bombeiros de Poiares que têm estado sempre presentes em todas as ações de fogo controlado desenvolvidas pela ENB na área dos Baldios de Vila Nova.

PUBLICIDADE

Este ano a árvore escolhida para a plantação é mais uma vez o medronheiro e os alunos terão a oportunidade de o plantar e regar. É preocupação dos Baldios de Vila Nova a plantação de espécies autóctones e de passar essa mensagem para os mais novos que participam nas atividades doDia da Árvore.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE