Coimbra

Baldios de Vila Nova celebraram 41º aniversário

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-11-2018

Os Baldios de Vila Nova comemoram o seu 41.º aniversário numa festa aberta a toda a população da freguesia no salão da Associação de Jovens de Vila Flor e Meroucinhos, no próximo dia 11.

PUBLICIDADE

As comemorações arrancam com a receção das entidades convidadas, seguida do almoço convívio, animação musical e magusto tradicional.

Salientando todas as atividades desenvolvidas pelos Baldios de Vila Nova desde 2013, altura em que cessou a delegação de poderes na Junta de Freguesia, destaca-se o investimento realizado num montante superior a 250 mil euros, na construção de um pavilhão logístico, na requalificação do Parque de Merendas da Mestrinha, no arranjo do tanque do Gondramaz e na aquisição de um trator e equipamentos de trabalho para a sua equipa de sapadores florestais.

PUBLICIDADE

publicidade

No presente ano os Baldios de Vila Nova adquiriram uma casa antiga situada na Área de Requalificação Urbana de Vila Nova para futura sede dos por 22 mil euros. A reabilitação do edifício que está estimada em 80 mil euros e que irá iniciar em 2019, inclui uma sala de formação com capacidade para 30 pessoas e vai manter em exposição permanente um tronco (estrutura em madeira) de ferrar bois, que existe no rés-do-chão, com um painel informativo a explicar a sua função no mundo rural de antigamente.

A aposta na formação direcionada para agricultura e silvicultura que tem sido uma constante ao longo dos últimos 6 anos, contou este ano com a realização de um Workshop sobre a Vespa Velutina que decorreu no dia 29 de janeiro e uma formação para a obtenção da Licença de condução veículos agrícolas categoria II e III.

PUBLICIDADE

No programa de apoio às coletividades da freguesia de Vila Nova foram entregues mais de 20 mil euros para a aquisição de equipamentos, realização de eventos e obras.

Durante o mês de março esteve patente uma exposição de fotografia que retratou pela objetiva de cinco fotógrafos a diversidade de um território inigualável e que pretendeu ser um contributo para a divulgação e preservação do património e da identidade de um área onde predomina o xisto e a urze e onde o veado e o javali nos presenteiam com a sua imponência.

Os Baldios de Vila Nova submeteram em setembro a candidatura do projeto Serra Encantada que prevê a construção de um passadiço, cujo percurso será parcialmente adaptado a pessoas com limitações físicas e um centro de interpretação do monumento funerário pré-histórico da Mamoa do Penedinho Branco. Este projeto, com um investimento previsto de 400 mil euros, que irá alavancar o turismo e a economia do concelho pretende ser uma referência a nível nacional.

Realizou-se no mês de junho a quarta edição do Torneio de Futsal Baldios de Vila Nova que contou com a participação de 9 equipas e mais de uma centena de atletas.

Com nove pessoas ao seu serviço, os Baldios de Vila Nova que gerem uma área de aproximadamente 1000 hectares na Serra da Lousã, abrangendo dois parques eólicos, um observatório astronómico, dois parques de merendas e uma mamoa (sepultura pré-histórica) têm como atividade central a defesa da floresta contra incêndios através de ações de silvicultura preventiva, mas aposta igualmente em outras atividades como o lazer, o desporto, a formação e, a divulgação turística do território, sendo operadores de animação turística desde abril de 2015.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE