Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Opinião

Balanço das autárquicas

LÚCIA SANTOS | 10 anos atrás em 05-10-2013

Fotografia (2)

PUBLICIDADE

LÚCIA SANTOS

As eleições de dia 29 de Setembro merecem algumas reflexões da minha parte, mas antes de as partilhar convosco gostaria de começar por dar os parabéns ao PS, o grande vencedor destas eleições. Espero que esteja à altura do poder que o povo lhe conferiu pelo voto.

PUBLICIDADE

publicidade
Iniciando agora os meus comentários, a minha primeira observação vai para a abstenção, que me preocupou bastante. Cerca de metade dos conimbricenses não votaram e isso deve ser um sinal de alerta. A classe política não pode continuar a ver a abstenção crescer e encolher os ombros como se isso não fosse um claro sinal de perigo para todo o sistema democrático. Contabilizando todo o universo de votantes, o partido vencedor em Coimbra contou apenas com cerca de 17,5% dos votos, colocando o problema da representatividade das eleições. Os partidos precisam de ir ao encontro do alheamento dos eleitores e não agir como se o problema estivesse apenas do lado do eleitorado.
Outro aspecto que merece destaque é a “nacionalização” da campanha eleitoral, que os resultados em Coimbra espelham bem. Com a comunicação social nacional a não cobrir as campanhas locais e com toda a oposição a dizer às pessoas que podiam castigar o governo numas eleições onde este não vai a votos, o PSD e o CDS-PP foram penalizados. E gostava de frisar bem este ponto que para mim é fundamental. Foi a penalização do PSD e do CDS-PP que deu a vitória ao PS, pois na verdade este teve quase 2000 votos a menos que nas últimas autárquicas.
Quanto ao PSD e ao CDS-PP, os grandes derrotados da noite, fica cada vez mais claro que o PSD sem o CDS-PP não ganha e que o CDS-PP sem o PSD tem muita dificuldade em eleger um vereador.
A CDU segue a tendência nacional de reforço em tempo de crise, nada de especial a registar.
De notar apenas que uma das poucas vitórias do BE foi em Coimbra. Não por Coimbra ter vontade de lhe dar peso, mas pela estratégia camaleónica usada. A lista de “independentes”, que de independente tinha muito pouco, conseguiu aproveitar o descontentamento popular relativo aos partidos. Muitos foram os que lhe deram o voto convencidos de que se tratava de um verdadeiro movimento de cidadãos sem ligações a partidos. Alguns já se começaram a aperceber do erro que cometeram ao verem na página oficial da candidatura no facebook um post com o título “CPC aplaude voto útil e de esquerda”, mas a surpresa e indignação de nada lhes vale, já vem tarde.
Para terminar, apraz-me dizer mais algumas coisas sobre o meu partido, o CDS- PP.
Todos nós, os militantes, vamos ter de reflectir sobre os resultados alcançados. As estruturas locais saberão dar ouvidos às vozes daqueles que se esforçaram e lutaram por um resultado melhor e todos aqueles que se empenharam e deram a cara pelo CDS-PP poderão e deverão ser ouvidos nesta reflexão, para que seja feita a sua vontade.
O que o CDS-PP não vai fazer é dar voz a todos os que estiveram de fora a lutar contra o partido, em Coimbra ou em Lisboa, muitas vezes apoiando candidaturas adversárias, e que agora, tal qual abutres, se aproximam. A esses deixo um aviso. Estas eleições foram o início de um ciclo. Depois de muitos anos coligado, onde parte da massa crítica ficou um pouco adormecida, o partido mobilizou-se, cresceu e criou bons grupos em muitas freguesias e o que aconteceu no dia 29 de Setembro não foi mais do que o renascer do CDS-PP, o lançamento de uma semente para o futuro. Com esta base que foi agora criada acredito que dentro de quatro anos o CDS-PP vai ter uma capacidade diferente de se apresentar aos eleitores, com mais força e mais condições de conquistar a confiança dos conimbricenses. Por isso digo hoje e sempre, VIVA COIMBRA!
LÚCIA SANTOS
Presidente da Juventude Popular de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com