Vamos

“Baixo, Rasa, Riba!” estreia sábado no Convento São Francisco em Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 24-11-2023

Um ano depois da sua criação, o Coro das Mulheres da Fábrica estreia este sábado, 25 de novembro, o seu primeiro espetáculo na Sala D. afonso Henriques no Convento São Francisco em Coimbra. “Baixo, Rasa, Riba!” tem início às 21:30.

PUBLICIDADE

Nesta apresentação, serão dadas a conhecer “músicas de trabalho que acompanharam gerações de mulheres, no campo ou no lar, para aliviar as penas e sonhar outros lugares de pertença”. Tratam-se de canções tradicionais da polifonia feminina popular que ganharam uma nova vida pelos arranjos da Vânia Couto e outras coralistas do Coro das Mulheres da Fábrica.

“Olhamos para o que a erudição nomeou como contraltos, mezzos e sopranos, e redescobrimos o que a popularidade já nos dizia de mangas arregaçadas: baixos, rasos e ribas unem-se para cantar o cancioneiro tradicional português”, refere o coro em nota de imprensa.

PUBLICIDADE

Os ensaios das 50 mulheres de várias nacionalidades decorrem no Atelier A Fábrica, tendo este espetáculo nascido desse trabalho conjunto. Ao longo do concerto, que parte de uma criação coletiva do Coro das Mulheres da Fábrica, estão previstos momentos performativos e projeção de vídeos e ilustrações.

“Baixo, Rasa, Riba!” integra-se no ciclo programático “Santos de Casa fazem milagres”, dedicado a artistas e projetos na área musical originários ou com ligação a Coimbra. Os bilhetes estão disponíveis na página da internet da Bilheteira Online e têm um custo de 10 euros. Os detentores do Cartão Amigo CSF têm um desconto de 40% no ingresso.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE