Coimbra

Baixo Mondego “terá as suas culturas no tempo certo” diz presidente de Montemor

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-05-2020
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, visitou hoje as obras do aproveitamento hidráulico do Baixo Mondego, que decorrem até 2023 no âmbito das intervenções do plano «Mondego mais Seguro» e que representam um investimento de mais de 35 milhões de euros.
 

Em Montemor-o-Velho, Matos Fernandes referiu que a obra “é a prova de que Portugal não parou durante este tempo da pandemia e que as obras públicas continuaram a ser feitas”. Com o objetivo cumprido de realizar as intervenções necessárias para permitir atividade agrícola, repondo o sistema de abastecimento de água para rega dos campos do Baixo Mondego, o governante acredita que “toda esta infraestrutura vai estar a funcionar dentro dos seus limites de projeto”.

PUBLICIDADE

No decorrer da visita, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos e reforçou que gosta de “promessas cumpridas e esta obra é a prova de que se está a cumprir e a respeitar os termos acordados, em particular em defesa da agricultura do Baixo Mondego. Estamos esperançados de que as obras se vão concluir em conformidade e, neste momento, conseguimos desenvolver todos os esforços para que os agricultores pudessem ter as condições necessárias para fazer as suas culturas no tempo certo”, explicou.

A visita às obras do aproveitamento hidráulico do Baixo Mondego, ao abrigo do plano “Mondego mais Seguro”, iniciou-se em Coimbra, junto à ponte do Açude, seguindo depois para o canal condutor geral no Choupal, tendo terminado na freguesia de Santo Varão, no local da rotura do dique e do canal condutor geral na margem direita, no leito central do rio.

PUBLICIDADE

Na sequência das cheias de dezembro de 2019, as intervenções mais prioritárias dizem respeito à reposição das infraestruturas do aproveitamento hidráulico do Mondego, sendo o conjunto de intervenções, financiadas em mais de 12 milhões de euros pelo Fundo Ambiental. Fazem parte da obra os aterros nas roturas das estruturas de proteção de cheias e a reparação do canal condutor geral, permitindo repor o sistema de abastecimento de água para rega dos campos do Baixo Mondego.
 
Ministro, autarcas e empresários visitaram vários pontos da obra em curso de reconstrução do canal condutor geral no Choupal de Coimbra,  danificado numa extensão de cerca de 100 metros, a reabilitação das estruturas de dissipação de energia dos descarregadores de cheia do leito central do Mondego, recentemente finalizada, a reconstrução do dique e canal condutor geral na margem direita, no leito central do rio, na zona da rotura em Santo Varão, os trabalhos de reparação e reconstrução, já concluídos, do troço do canal condutor geral junto à ponte de Formoselha/ estação elevatória de Santo Varão e o aterro de fecho da rotura do dique do leito periférico direito no Poço da Cal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE