Coimbra

Baixa de Coimbra vai ter espaço dedicado à tecelagem de Almalaguês

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 06-11-2023

A Câmara Municipal de Coimbra cedeu um edifício, na Baixa da cidade, à Associação Herança do Passado, para a instalação de um espaço de exposição e divulgação da tecelagem de Almalaguês.

PUBLICIDADE

“Neste momento, há mais uma razão para as pessoas virem à Baixa, para virem conhecer as tecedeiras, o tear e os trabalhos de Almalaguês, que são de uma beleza extraordinária, e que são da nossa terra, do nosso concelho”, disse hoje, à margem da assinatura do protocolo, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.

O acordo de colaboração inclui, em regime de comodato, a cedência de um edifício na Rua Direita, com uma área de cerca de 86 metros quadrados, que tem também um acesso pela Rua Arco do Ivo.

PUBLICIDADE

O mesmo protocolo prevê que a autarquia realize obras no edifício, por isso, até estarem concluídas, a associação, com sede em Anaguéis, na freguesia de Almalaguês, vai poder ocupar um outro imóvel municipal próximo das futuras instalações.

“Nós acreditamos que este espaço pode ser mais uma oportunidade para trazermos a tecelagem para Coimbra. […] Queremos trazer novos públicos que possam contribuir e valorizar, cada vez mais, a nossa terra que é Almalaguês”, afirmou a presidente da direção da Associação Herança do Passado, Maria Emília Pereira.

PUBLICIDADE

publicidade

Aquele espaço, além de acolher exposições e de divulgar os seus trabalhos, vai dispor de um tear ao vivo para experienciar a tecelagem, estando prevista a possível comercialização dos trabalhos resultantes do saber fazer desta tradição.

A associação, que vai promover também oficinas de experiência, tem ao longo dos anos criado novos produtos, tais como alpercatas, chinelos de pano, sapatilhas, casacos e coletes.

José Manuel Silva recordou que aquele espaço vai beneficiar com a passagem do metro bus, já que vai trazer mais pessoas à Baixa dando maior visibilidade a esta tradição.

A formalização do acordo é passo “dos mais relevantes em termos humanos na revivificação da Baixa, que é trazer a nossa riqueza concelhia para a Baixa de Coimbra e trazer mais um motivo único de interesse”, apontou o autarca.

O presidente da Junta de Freguesia de Almalaguês, António Coelho, aproveitou a ocasião para lembrar a importância da certificação deste produto, que só é possível com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, devido aos “custos elevadíssimos” do processo.

O novo espaço estará aberto ao público de segunda-feira a sábado, das 10:00 às 17:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE