Vamos

Baixa de Coimbra tem uma “Montra das Artes & Ofícios” para visitar

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 16-02-2024

A “Montra das Artes & Ofícios” está de regresso à Baixa da cidade no domingo, dia 18 de fevereiro, das 9:00 às 19:00.

PUBLICIDADE

Esta é uma iniciativa implementada pela Câmara Municipal (CM) no ano passado, com o objetivo de promover o património material e imaterial da cidade e da região na vertente do artesanato. Este ano, a “Montra das Artes & Ofícios” decorre nos terceiros domingos de cada mês.

Este domingo, são esperados cerca de 20 expositores nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, e, ainda, um desfile, às 15:00, do Largo da Portagem à Visconde da Luz, realizado pela Associação Artística e Cultural Os Sempre na Paródia de Coimbra.

PUBLICIDADE

Com nove edições realizadas em 2023, entre abril e dezembro, a “Montra das Artes & Ofícios” revelou-se um evento atrativo para a comunidade local e para os turistas que visitam a cidade, cumprindo o objetivo de promover o artesanato ancestral em comunhão com as novas criações artísticas. Motivos que levam a CM de Coimbra a alargar o formato do evento, passando a integrar 12 edições da “Montra das Artes & Ofícios” na programação cultural, a decorrerem até ao final do ano.

Com esta iniciativa, a CM de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, dá continuidade à estratégia cultural de divulgação, de promoção e de salvaguarda do património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes práticas e expressões artísticas.

PUBLICIDADE

publicidade

As áreas de artesanato tradicionais, como a cestaria, a cerâmica, a tanoaria, a tecelagem de Almalaguês, a loiça de Coimbra, os utensílios em madeira, em couro, em pedra, em trapilho ou em barro preto, vão estar em destaque neste evento, que cruza a tradição com a contemporaneidade, através da criação de produtos originais exibidos por novos criadores e artistas, seja no campo da ilustração ou do design, com recurso a técnicas e matérias-primas distintas.

Aliado ao amplo universo das artes e ofícios, o trabalho ao vivo, com demonstração das várias fases de produção de uma peça artesanal, com assinatura em nome próprio, constitui outro dos destaques da iniciativa.

O evento dirige-se a artesãos e artistas (a título individual ou coletivo), associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social que desenvolvam projetos na área das atividades artesanais e artísticas. A participação na iniciativa requer um processo de inscrição, gerido pelo Município de Coimbra, através do Departamento de Cultura e Turismo (dct@cm-coimbra.pt | 239 857 507).

Calendário das próximas edições: 17 de março; 21 de abril; 19 de maio; 16 de junho; 21 de julho; 18 de agosto; 15 de setembro; 20 de outubro; 17 de novembro e 15 de dezembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE