Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Bairrada promove concursos de Espumantes e de Carta de Vinhos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 06-09-2015

No âmbito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ (EVSB), cuja terceira edição acontece de 11 e 13 de Setembro no Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) vai promover dois concursos em que o vinho é o tema principal: o ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ e o ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’. 

PUBLICIDADE

O ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ vai distinguir o que de melhor se faz na região que há 125 anos produz esta categoria de vinho. São admitidos a concurso espumantes brancos, rosados ou tintos com DO Bairrada ou IG Beira Atlântico, que serão premiados sob três categorias: com estágio até 24 meses; com estágio igual ou superior a 24 meses; e espumantes brancos em que a casta Baga esteja maioritariamente presente, ou seja, acima de 85%. Esta última uma categoria obrigatória em ano de lançamento do projecto ‘Baga Bairrada’.

O ‘Concurso Carta de Vinhos Bairrada 2015’ pretende escolher e premiar a excelência das propostas vínicas dos restaurantes estabelecidos na região Bairrada ou nas áreas adjacentes, com especial enfoque nos vinhos com Denominação de Origem Bairrada, dando a conhecer de forma concertada e “de dentro para fora” a diversidade e qualidade dos vinhos da região. São duas as categorias: Melhor Carta de Vinhos Bairrada, que pretende distinguir a melhor carta de vinhos dos restaurantes da Bairrada, com uma extensa e diversificada oferta dos vinhos da Região, em termos absolutos; e a Melhor Carta Vinhos Bairrada Preço-Qualidade, na qual a avaliação recai sobre a boa relação de preço face à qualidade dos vinhos disponíveis.

PUBLICIDADE

publicidade

De 9 a 13 de Setembro são trinta e três os restaurantes dos concelhos de Anadia, Mealhada, Coimbra e Aveiro que se envolvem no espírito do ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015’.

Quem almoçar ou jantar num dos espaços eleitos será brindado com uma flute de espumante Bairrada, ao mesmo tempo que recebe um convite para o EVSB, que tem a vantagem de oferecer um desconto na compra do copo de prova. Quem entrar no evento com o convite devidamente preenchido habilita-se ainda a ganhar uma estadia numa de sete unidades de alojamento da região, uma iniciativa da Rota da Bairrada. Estas mesma unidades vão praticar descontos para quem visita a região no âmbito do EVSB 2015.

A entrada no ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015’ é gratuita, muito embora seja necessário adquirir o copo do evento – por três euros – para degustar os vinhos e espumantes em prova livre. Provas e jantares temáticos comentados por críticos da Revista de Vinhos voltam a ter lugar neste que é o maior evento de vinhos da região. As provas são três e versam os ‘Espumantes Bairrada: identidade de uma região‘, por João Paulo Martins; ‘Bairrada década de 2000: a prova do tempo’, por Luís Lopes; e ‘Tintos de Baga, tintos com carácter’, por João Afonso. No que toca à gastronomia, os jantares de “Sabores da Terra” e “Sabores do Mar” são já habitués. Tendo como palco o restaurante do Velódromo são servidos pela Casa Vidal e Canastra do Fidalgo, respectivamente, e a harmonização com vinhos e espumantes Bairrada orientada pelo crítico Fernando Melo.

PUBLICIDADE

Todas as actividades decorrerão no palco do EVSB, à excepção da prova de Sábado, que tem lugar no Museu do Vinho de Anadia. As provas comentadas custam entre dez e vinte euros e os jantares trinta e cinco euros.

Os horários do certame variam consoante os dias: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira; das 15h00 às 22h00 no Sábado; e entre as 15h00 e as 20h00 no Domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com