O Centro Cultural D. Dinis recebe, no próximo dia 30 de maio, mais uma edição da iniciativa “Sabores da Escrita”, promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico. Nesta edição, o evento será dedicado ao tema “Bacalhau: um ‘fiel amigo’ na mesa dos portugueses”.
A sessão tem início às 19:30, com uma conferência de entrada livre, proferida por Ana Maria Proserpio, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutorada em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades pela Universidade de Coimbra, a conferencista irá explorar a presença histórica e cultural do bacalhau na gastronomia portuguesa.
PUBLICIDADE
O bacalhau, salgado, seco e posteriormente demolhado, é presença habitual na culinária nacional, em especial em épocas festivas como a Consoada de Natal. Contudo, como explicará Ana Maria Proserpio, nem sempre o bacalhau teve o estatuto que hoje detém: no passado, estava reservado sobretudo a religiosos, marinheiros e classes populares, sendo apenas a partir do século XVIII que o seu consumo se democratiza e alcança as mesas da nobreza, das elites e até da realeza.
Após a conferência, segue-se o tradicional jantar temático, confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, com animação cénica e musical a cargo da companhia Almanach
A participação é limitada a 60 pessoas, sendo necessária inscrição prévia através do email.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE