Economia

Bacalhau continua a ser opção no Natal mesmo com vendas em queda

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 20-12-2023

Imagem: Depositphotos.com

As vendas de bacalhau salgado seco na grande distribuição tiveram uma quebra de 20% em 2023, mas este peixe vai continuar a ser opção para os portugueses na ceia de Natal, mesmo que em menor quantidade, perspetivam os industriais.

PUBLICIDADE

“As quebras, durante o ano, rondaram no bacalhau salgado seco, na grande distribuição, os 20%. Esperamos, contudo, que no final do ano, esta quebra se atenue. No entanto, acreditamos em quebras de vendas anuais em Portugal, em quantidade, acima dos 10%”, antecipou Associação dos Industriais do bacalhau (AIB), em resposta à Lusa.

As vendas na época do Natal não vão fugir a esta tendência, esperando-se assim que sejam inferiores às verificadas no ano anterior, face ao aumento do preço e à diminuição do poder de compra.

PUBLICIDADE

Contudo, os portugueses não vão abdicar do “fiel amigo” à mesa da ceia do Natal, “mesmo que em menor quantidade”.

Segundo os dados da AIB, das cerca de 55.000 toneladas de bacalhau consumidas em Portugal durante o ano, metade concentra-se nos últimos quatro meses.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2024, o preço do bacalhau não deverá baixar devido à menor quantidade disponível e aos custos de produção, provavelmente superiores aos verificados em 2023.

Constituída em 1993, a AIB é hoje uma associação empresarial e patronal, que promove e desenvolve a atividade industrial de bacalhau e defende os interesses empresariais do setor.

Os seus associados representam mais de 80% da produção industrial de bacalhau em Portugal, o que corresponde a um volume de negócios anual de, aproximadamente, 400 milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE