Coimbra

Azul e Ouro para Praias Fluviais da Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-06-2019

 

PUBLICIDADE

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou que todas as praias fluviais certificadas do concelho de Pampilhosa da Serra merecem a distinção “Bandeira Azul”, na época balnear que se avizinha. Assim, ao lote de 3 praias fluviais que já detinham a distinção na época balnear transata – Pessegueiro, Santa Luzia e Pampilhosa da Serra – junta-se também a praia fluvial de Janeiro de Baixo, perfazendo o pleno.

PUBLICIDADE

Também no que diz respeito ao “Galardão Qualidade de Ouro” atribuído pela Quercus, cujos critérios de seleção foram ainda mais rigorosos este ano, a Praia Fluvial de Pessegueiro e a Praia Fluvial de Santa Luzia voltaram a receber o galardão.

O galardão é uma referência à qualidade da água que, para ser atribuído, é necessário que durante 5 anos consecutivos, todas as análises feitas à água pela Agência Portuguesa do Ambiente, obtenham a classificação “excelente”, fazendo com que ambas as praias sejam recomendáveis, a todos os níveis, para a prática balnear.

PUBLICIDADE

publicidade

Igualmente difícil de garantir é a atribuição “Bandeira Azul”. Para o efeito, são efetuados rigorosos testes à qualidade da água, por entidades independentes, sendo que em todos eles a classificação nunca poderá ser inferior a “Muito Boa” ou “Excelente”.

O facto de no concelho de Pampilhosa da Serra existirem 4 praias fluviais de ótima qualidade, reflete o empenho e comprometimento do executivo no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos do território, assegurando continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que água, recurso cada vez mais escasso, permaneça com esta qualidade de excelência.

Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é “continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre a terra e o mar”, tal como refere a ABAE em nota enviada. Por este motivo, numa época em que urgem as preocupações ambientais, os galardões atribuídos no concelho de Pampilhosa da Serra revestem-se de um sabor especial.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE