Vamos

Avô, Avô,vamos à Praia Acessível, Avô…

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 24-07-2014

1

PUBLICIDADE

 

A praia fluvial de Avô renovou o estatuto de Praia Acessível. A bandeira foi hasteada esta semana na presença do vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo, do vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, e de um representante da Junta de Freguesia de Avô.

PUBLICIDADE

publicidade

O galardão “Praia Acessível” é atribuído no âmbito do projeto “Praia Acessível, Praia para todos”, uma parceria que envolve o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal e que visa galardoar as praias que reúnam as condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

Oficialmente reconhecida como estando apta para ser usufruída por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida, a praia fluvial na Ilha do Picoto, em Avô, cumpre os seguintes critérios obrigatórios para ser considerada acessível: ter fácil acesso pedonal e estacionamento ordenado e reservado; garantir o acesso de nível ao areal/zona balnear através de rampas; possuir passadeiras até à zona de toldos e outros equipamentos e o mais próximo da água possível; disponibilizar instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso; e garantir o acesso ao serviço de primeiros socorros.

PUBLICIDADE

Esta praia fluvial, que há vários anos goza do estatuto de praia classificada como balnear, tem sido distinguida com a bandeira “Praia Acessível” nos últimos anos, um galardão que resulta da aposta na valorização dos recursos e na promoção do turismo de qualidade que tem sido concretizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

O atual executivo da autarquia tem reforçado a atenção às zonas balneares do concelho, procurando oferecer praias de qualidade aos banhistas que procuram, no período do Verão, as águas balneares interiores. Nesse sentido tem sido concretizado um esforço na monitorização e controlo da água, que no caso de Avô tem obtido sempre a classificação de “Boa”, bem como um investimento na segurança dos banhistas, estando garantida a presença de um nadador salvador durante todos os dias até ao final da época balnear, que acontece a 31 de agosto.

O vereador do Ambiente, José Francisco Rolo referiu que “tem havido um notório investimento na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital, nos domínios do controlo de qualidade das águas e da segurança dos banhistas, nas estruturas de apoio e promoção. As recentes certificações das praias fluviais dos vales do Alva e do Alvôco são o reforço do convite a desfrutar do contacto com a natureza limpa e autêntica”.

“De facto, tem havido um óbvio salto qualitativo nas estruturas balneares e de lazer de Oliveira do Hospital, o desafio agora: é vir e descobrir”, acrescenta este vereador da Câmara Municipal que é também responsável pelo pelouro do Turismo.

O concelho de Oliveira do Hospital possui, entre outras zonas balneares, duas praias fluviais designadas – Avô e Alvoco das Várzeas – sendo que esta última, foi reconhecida recentemente com a Bandeira Azul bem como com o galardão Praia Acessível.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE