Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

AVISO À POPULAÇÃO: PERIGO DE INCÊNDIO RURAL. CONHEÇA AS MEDIDAS PREVENTIVAS

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-05-2022

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da  Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias a continuação de tempo quente e  seco, com temperaturas máximas acima da média para a época, destacando-se:  

PUBLICIDADE

Humidade relativa do ar inferior a 20% no Alto Alentejo e no interior das regiões  Norte e Centro; 

Vento até 30 km/h, sendo mais intenso nas terras altas do Centro e Sul (até 45  km/h); 

PUBLICIDADE

publicidade

Temperatura máxima acima de 30ºC na generalidade do território, sendo de 35ºC a  38ºC em vários locais do Alentejo, Centro e Norte. 

Instabilidade atmosférica com possibilidade de trovoada seca, em especial no  interior Centro e no Alto Alentejo. 

PUBLICIDADE

Agravamento do risco de incêndio no sábado para, em geral, nível superior a  elevado, sendo muito elevado ou máximo no Algarve, no médio Tejo e o interior  centro.

EFEITOS EXPECTÁVEIS  

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável: Tempo quente e  seco favorável à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

MEDIDAS PREVENTIVAS  

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo  com as disposições legais em vigor: ´ 

É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua  câmara municipal ou através do 808 200 520. 

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima  de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na  sua câmara municipal ou através do 808 200 520.  

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo  para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das  zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito. 

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou  desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de  retenção de faúlhas.  

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões  de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com  autorização da câmara municipal.  

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar  motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos. 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos  comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural,  nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução,  de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de  incêndio neste período.  

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios  da internet da ANEPC (www.prociv.pt), do IPMA (www.ipma.pt) e do ICNF  (www.icnf.pt), ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de  Bombeiros.

DETERMINAÇÕES OPERACIONAIS  

A ANEPC determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial (EAE), nível AMARELO,  para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), entre as 00:00  horas do dia 20 e as 23:59 do dia 21 de maio, nos distritos de Beja, Bragança, Castelo  Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com