Primeira Página

Aventura-se pela natureza? 6 passadiços imperdíveis na região de Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 horas atrás em 04-07-2025

O verão chegou e o Centro de Portugal convida-o a viver a região “como se fosse a primeira vez”. Com um programa repleto de experiências ao ar livre, paisagens de cortar a respiração e animação garantida, esta é a altura perfeita para redescobrir os encantos da região e criar memórias inesquecíveis.

PUBLICIDADE

publicidade

Dos passadiços que atravessam vales e rios, perfeitos para caminhadas ou passeios de bicicleta, às praias oceânicas e fluviais de águas límpidas e frescas, o Centro de Portugal é o cenário ideal para quem procura tranquilidade, contacto com a natureza e um verão cheio de energia.

PUBLICIDADE

As atividades ao ar livre multiplicam-se: desde o ecoturismo ao turismo ativo, não faltam opções para famílias que desejam juntar aventura e contemplação da natureza, longe da azáfama das grandes cidades.

Mas não só de natureza se faz o verão. A cultura e a tradição regressam em força com as festas populares, feiras e romarias que voltam a animar aldeias e cidades. E claro, os grandes festivais de verão, com cartazes de luxo e ambiente contagiante, prometem noites inesquecíveis para todos os gostos.

Entre mergulhos refrescantes, trilhos por descobrir, boa música e momentos em família, o Centro de Portugal mostra-se mais vibrante e acolhedor do que nunca.

Há passadiços que deve visitar na região de Coimbra, indica a Turismo Centro de Portugal:

Lousã: Em plena Serra da Lousã, numa extensão de 1200 metros, localiza-se entre o lugar do Cabo do Soito e o complexo turístico da Senhora da Piedade, facultando um acesso mais fácil às piscinas naturais da praia fluvial do Burgo. Aproveite o fim da caminhada para um mergulho. De recordar que apesar da bela paisagem que proporciona, esta estrutura está em obras, por estar danificada.

Tábua: Os Passadiços de Vale de Gaios são um atrativo natural que combina beleza paisagística com tranquilidade. O percurso passa ao longo do rio Cavalos, um afluente do rio Mondego, e oferece uma experiência imersiva na natureza, com cascatas, áreas densamente arborizadas, e passagens que alternam entre passadiços de madeira e trilhos naturais.

A caminhada é acessível, adequada para famílias, e pode ser feita em qualquer época do ano. O trajeto é fresco e sombreado, e inclui vistas deslumbrantes sobre o vale, além de vestígios históricos de antigas azenhas cobertas de musgo, que complementam o charme da região. O ponto de partida é a aldeia de Vale de Gaios, um local onde existe um espelho de água convidativo para mergulhos durante o verão.

Góis: A Praia Fluvial da Peneda está inserida num imponente enquadramento paisagístico, dominado por altas e majestosas serras, contando com uma beleza circundante que fascina o seu visitante. O Passadiço do Ceira leva-o a esta maravilha da natureza…

Penacova: Os passadiços do Mondego estendem-se por cerca de 6 km ao longo das margens do rio Mondego, oferecendo vistas panorâmicas sobre o “rio da cidade de Coimbra”. Este percurso é ideal para quem procura tranquilidade, com a possibilidade de apreciar a fauna e flora locais, enquanto se revigora com a frescura do rio. O percurso é acessível a famílias e a todos os que desejem uma imersão na natureza.


Oliveira do Hospital: Já os passadiços do Alva acompanham as margens do rio, integrando zonas de praias fluviais e áreas de lazer. Estes passadiços são perfeitos para quem quer aliar o passeio a momentos de diversão à beira do rio, com várias zonas para piqueniques e possibilidade de banhos refrescantes. O percurso destaca-se pela sua ligação com o património natural e pela beleza envolvente que convida a momentos de contemplação e descanso.

Miranda do Corvo: Este percurso liga o centro da vila à Quinta da Paiva, permitindo uma caminhada agradável e segura a todos os que pretendem usufruir daquele parque de lazer. Seguindo um verde e refrescante caminho que acompanha a Ribeira do Alhêda e o Rio Dueça, o caminhante usufrui de diferentes paisagens: urbanas, campos cultivados, floresta… 


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE